11/08/2015
Os Benefícios da Acupuntura
Atualmente a Acupuntura tem sido muito difundida no Brasil, embora muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre como ela funciona, e quais são seus benefícios. Se olharmos a saúde do individuo pela visão da Medicina Tradicional Chinesa, da qual a Acupuntura faz parte, ela serve para tudo, pois, não busca tratar um sintoma específico, mas sim, equilibrar o organismo como um todo, melhorando a saúde de maneira geral.
A técnica se baseia na estimulação de determinados pontos na superfície da pele (acupontos), que estão localizados, em sua maioria, nos canais energéticos, denominados meridianos, onde cada ponto está relacionado a uma função. Portanto, dependendo do diagnóstico energético que é realizado, o acupunturista seleciona os pontos mais adequados para tratar o problema e restabelecer o equilíbrio energético.
Quando um ponto é estimulado, uma espécie de mensagem é enviada pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Essa ação provoca a liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes: analgésico, antiin?amatório, relaxante muscular; além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e várias outras funções orgânicas. Como o ponto forte da acupuntura é a prevenção de doenças e ela não tem contraindicação, muitas pessoas se submetem à prática visando apenas ao bem-estar e o equilíbrio.
A acupuntura é um método de tratamento considerado como complementar de acordo com a terminologia da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, embora seja normalmente associada ao alivio da dor, existem muitas doenças nas quais ela pode agir, por exemplo:
- Desordens do sistema digestivo (prisão de ventre, diarréia, gastrite);
-Desordens do sistema respiratório (sinusite, asma, bronquite, infecções repetitivas);
-Desordens musculares e neurológicas (dores de cabeça, dor na nuca, dor nas costas, ciática, várias formas de tendinite entre outros transtornos);
-Desordens urinárias, menstrual e do sistema reprodutivo.
A acupuntura também é muito útil em transtornos orgânicos relacionados à tensão emocional e ao estresse, sendo ótima auxiliar nas síndromes de ansiedade, pânico e depressão.
Além desses benefícios, podemos citar também os efeitos da acupuntura na estética. Existem técnicas especificas para estimular a neoformação de fibras de colágeno, equilíbrio da tensão da musculatura facial, promovendo a melhora da flacidez e das linhas de expressão, revitaliza, oxigena e nutre a pele. Também é eficaz no tratamento de estrias, gordura localizada, melhora a circulação sanguínea e linfática, atenua celulite, tonifica a musculatura abdominal e dos membros, entre outros.
As sessões normalmente são semanais, podendo ser realizadas mais de uma vez por semana em casos mais graves. Podem ser associadas a outros tipos de tratamento, sem prejuízo dos mesmos. As sessões duram em torno de uma hora. As aplicações, em geral, não são dolorosas, e os pacientes costumam sentir um bem-estar e relaxamento durante a sessão.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Graduação em Biomedicina na UNIGRAN (2007) Especialização em Acupuntura pela ABA (2008) Curso de Acupuntura Estética pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura (2008) Curso de Ciência Tradicional Chinesa com Prática em Shiatsu (2009) Estudou no International Acupuncture Training Center - Beijing, China e Beijing International Medical QiGong - Taoist Medical BaGua QiGong Médico (2011)
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93