Medicina alternativa combate os sintomas da sinusite

Evitar alimentos gordurosos é apenas uma das precauções que podem ser tomadas no comb
Evitar alimentos gordurosos é apenas uma das precauções que podem ser tomadas no comb

Medicina Alternativa

08/05/2009

A sinusite é uma inflamação causada pelo acúmulo de muco purulento nos seios nasais e nas cavidades ósseas da face. Essa doença se manifesta por meio de dores de cabeça, fluxo nasal purulento e pontos inchados e dolorosos no rosto. Nos casos crônicos, a pessoa sente dores na testa, próximas ao supercílio.

No entanto, existem várias formas de tratamento para a sinusite, a começar pelas precauções que podem ser tomadas e que ajudam o indivíduo a amenizar os sintomas da doença. É importante evitar ambiente úmido e o choque térmico. Evite também os alimentos e líquidos gelados e gordurosos (frituras, queijos, margarina, manteiga, entre outros), beba água pura e fresca em grande quantidade, e tenha uma alimentação rica em frutas cítricas frescas, fibras e alimentos alcalinizantes (frutas, verduras e legumes), principalmente os crus.

Veja algumas opções de tratamento:

Hortaliças

• Agrião: suco das folhas e talos diluído. Aqueça e tome 250 ml à noite antes de se deitar. Adoçar com mel de abelhas.

• Alho: torre 6 dentes de alho, inale a fumaça e deixe que a coriza escorra, esvaziando assim as cavidades da face.

• Cebola: rale a cebola e aplique a compressa com duração de 30 minutos nos locais atingidos pela sinusite.


Frutas

• Maçã: faça refeições exclusivas três vezes por semana.

• Laranja: tome 250 ml de suco natural quatro vezes ao dia, adoce com mel de abelhas e acrescente dez gotas de própolis.


Plantas

• Buchinha-do-norte: chá (10g para 1 litro de água). Aspire o chá e deixe que a coriza escorra, esvaziando as cavidades da face.

• Eucalipto: faça inalações sobre o vapor do chá de eucalipto (30g de folhas para 1 litro de água).


Além desses tratamentos, a pessoa que tem sinusite ainda pode fazer a geoterapia – compressas de argila na região lombo-ventral com duração de duas horas. Ou a hidroterapia, que consiste em banho de assento com chá de carqueja e eucalipto (80g para 1 litro de água), com duração de 20 minutos; fazer banho de sauna com vapor de eucalipto duas vezes por semana, com duração de 15 minutos. Este último não é recomendável às pessoas que têm pressão baixa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93