30/06/2009
A shantala, massagem indiana milenar, sempre foi usada em bebês para aliviar cólicas e também aproximar mães e filhos pelo toque. Alguns spas urbanos, que começaram a oferecer tratamentos para crianças, incluem nos pacotes a sessão de shantala, que dura de 15 a 30 minutos, dependendo da aceitação do bebê ao toque. “Essa massagem oriental ajuda no bem-estar da criança”, afirma o médico hebiatra Maurício de Souza Lima.
A massagem, além de acalmar a criança, proporciona o contato entre mãe e filho que falta nos dias de hoje. “Os pais levam uma vida tão corrida que o carinho, o abraço e o beijo ficam sempre para depois”, explica o médico. A shantala é feita com o auxílio de um óleo que ajuda as mãos a deslizarem pelo corpo do bebê; os movimentos devem ser leves e suaves, envolvendo compressões e alongamentos por todo o corpo.
As crianças que tem contato com essas técnicas desde cedo podem se tornar jovens e adultos mais saudáveis. Alguns lugares oferecem também a massagem antiestresse e ayurvédica, sendo que esta última, também de origem indiana, é feita a partir de compressões e movimentos mais fortes, capazes de restabelecer a boa circulação sanguínea e os níveis energéticos do organismo.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93