Radioterapia - princípio físico

Medicina Alternativa

09/03/2016

A radioterapia é um método de tratamento que utiliza radiação ionizante para destruir tumores.

Radiação ionizante é toda energia capaz de arrancar elétrons dos átomos, pois esta é capaz de transformar átomos estáveis em instáveis. Todo átomo ionizado buscará sua estabilidade, e isso causará uma reação química, que se tratando de ionização de células do corpo humano, como por exemplo, as células tumorais, a radiação ionizante causará quebra das moléculas ou das fitas de DNA causando necrose ou apoptose, ou seja, morte celular.

A radiólise é um exemplo de quebra da molécula de água por radiação ionizante em radioterapia. Essa molécula de água (H2O) quando se quebra (H+O+H ou H+OH) pode se ligar a outros átomos do nosso corpo, se transformando quimicamente em uma nova molécula, um exemplo disso é o peróxido de hidrogênio ( mais conhecido como água oxigenada ). Imagine a água oxigenada (H2O2) dentro do nosso organismo! é isso causaria um grande "estrago".

As primeiras aplicações da radioterapia não foram muito eficaz, isso se deve a falta de conhecimento específico dos efeitos maléficos da radiação ionizante, na época usava-se a radioatividade de forma descontrolada, e por essa razão os tratamentos de tumores tiveram que ser suspensos por alguns anos. Ao passar dos anos, quando já havia conhecimento suficiente sobre como fracionar as doses, atacando ao máximo o tumor e minimizando as doses da radiação em células sadias, é que, os tratamentos radioterápicos voltaram a ser realizados novamente.

O Brasil ainda deixa a desejar em relação a equipamentos de radioterapia, temos atualmente um pouco mais de 200 equipamentos instalados que atendem a população de acesso exclusivo pelo sistema único de saúde ( SUS ). Isso gera um deficit muito alto de pacientes com câncer que morrem por falta de tratamento radioterápico. A tecnologia avançada dos aparelhos de radioterapia, como por exemplo ( IMRT ), encontramos no Brasil, porém, está localizado na grande maioria nas instituições privadas.

Conclui-se que a demanda de equipamentos ainda é muito baixa nos estados brasileiros, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, acarretando milhares de morte por câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que aproximadamente 27 milhões de novos casos de câncer aparecerão em todo o mundo, e 17 milhões de morte pela doença. 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Tiago Todescatto

por Tiago Todescatto

Técnico e tecnólogo em radiologia, professor das Técnicas Radiológicas, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Radioterapia, Medicina Nuclear e Física Radiológica.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93