Meditação - uma alternativa para relaxar e levar uma vida melhor

Uma alternativa para relaxar e levar uma vida melhor
Uma alternativa para relaxar e levar uma vida melhor

Medicina Alternativa

04/03/2016

Para se sentir renovado depois de um duro dia de trabalho, nada como acalmar o corpo e a mente. Uma ótima alternativa para recuperar-se é a meditação. Pesquisas comprovam que a prática da meditação promove bem-estar, tranquilidade e diminui sintomas que causam stress e ansiedade.
Existem muitos tipos de meditação e cada pessoa deve escolher aquela com que se identifica melhor.


Vipassana

Vipassana significa a capacidade de ver a realidade com clareza. O meditador leva a sua atenção para a respiração, para as sensações do corpo, para os estados mentais e para os elementos naturais. O objetivo é purificar a mente e deixá-la mais tranquila.


Hare krishna

Os hare krishnas são conhecidos por sua alegria e têm como mantra o Mahamantra  que é entoado 1728 vezes todas as manhãs pelos iniciados. Este mantra, segundo os praticantes, entoa os vários nomes de Krishna. Os fiéis dedicam todas as etapas do dia em Deus, até mesmo as ações mais simples.

Meditação tântrica

Na meditação tântrica, são trabalhadas as energias do corpo e mente com o objetivo de transformar emoções que envolvem sofrimento em estados positivos. Segundo os praticantes do budismo tântrico, cada doença ou estado emocional aflitivo estão ligados a um chacra do corpo. Ao purificar os chacras através da meditação, é promovida a autocura. Outro objetivo deste tipo de meditação é acumular energia positiva para a evolução espiritual, não só a individual, mas dos seres ao redor.

Meditação transcendental

A meditação transcendental envolve palestras, oferendas e um professor que ensina um mantra individual para cada pessoa. Depois das cerimônias de iniciação, o indivíduo fica com o compromisso de meditar duas vezes por dia, uma vez logo ao acordar e uma vez 5 a 8 horas depois da primeira meditação.


Raja Ioga

O Raja Ioga prega que a meditação deve ser iniciada através do desapego das sensações à volta como os objetos, barulhos e situações.  Após esta primeira etapa, o meditador é levado a escolher um pensamento e vivenciá-lo. Com o tempo, as pessoas são levadas a experimentar a quietude da mente.


Kundalini Ioga

Para realizar este tipo de meditação, é preciso estar sempre com a coluna ereta para que a energia vital (kundalini) seja distribuída para todos os chacras do corpo. É feita uma série e exercícios e posturas que levam os meditadores a um estado profundo de relaxamento (kriyas). Depois disso, para diminuir o fluxo de pensamentos, são realizados os pranayamas, que envolvem a entoação de mantras e exercícios de respiração e os mudras, posicionamento específico das mãos.

A meditação pode ser um excelente caminho para quem busca mais qualidade
de vida e equilíbrio emocional. Vale a pena experimentar estas e muitas outras técnicas de meditação que se adequam aos mais variados estilos e personalidades e auxiliam na busca pela paz e tranquilidade em meio à correria do dia a dia.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93