Os distúrbios do sono acometem considerável parte da população mundial, tanto que Marchi e Reimão (2001) afirmaram que estes distúrbios acarretam um impacto negativo na qualidade de vida e da saúde das pessoas, descrevendo tais distúrbios como sendo uma doença crônica e que precisa de cuidados.
A Medicina do Sono utiliza vários recursos para estudar e diagnosticar os mais de 70 distúrbios relacionados com o sono. A International Classification of Sleep Disorders (ICSD), em 1990, classificou os distúrbios do sono em:
Dissonias – distúrbios intrínsecos do sono; distúrbios extrínsecos do sono; distúrbios do sono relacionados com o ritmo circadiano; aqui entram as insônias e a síndrome da apneia obstrutiva do sono.
Parassonias – sonambulismo, terror noturno, distúrbios de transição sono/vigília, bruxismo noturno.
Distúrbios do sono associados a distúrbios clínicos/psiquiátricos – distúrbios associados a transtornos mentais, associados a transtornos neurológicos e outros distúrbios clínicos.
Distúrbios propostos – sono curto, sono longo, distúrbios do sono relacionados com a menstruação ou a gravidez.
Segundo a classificação da ICSD, as dissonias são caracterizadas como sendo transtornos que apresentam queixas de insônia ou sonolência diurna excessiva, dividindo-se em distúrbios intrínsecos e extrínsecos do sono. A insônia e a síndrome da apneia obstrutiva do sono, distúrbios atualmente muito preocupantes, são consideradas dissonias, subdivisão distúrbios intrínsecos do sono (REMESAR, HALLIMAN, MATOS, 2007).
Sander, Pachito e Vianna (2006) apresentam dados da World Health Organization em que a insônia e a SAOS são distúrbios do sono que levam a pessoa a apresentar fracionamento do sono, ocasionando inúmeras repercussões na saúde, causando um aumento da morbidade cardiovascular e um risco maior de acidentes, principalmente automobilísticos e de trabalho.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93