Muitas pessoas acreditam que o objetivo principal do sono é nos deixar bem descansados, ou seja, prover-nos de um período de descanso, porém não é somente isso.
Durante o sono, aumenta-se de forma notável a frequência de descargas dos neurônios, os sistemas e funções fisiológicas sofrem alterações que são acompanhadas de ciclos ultradianos, e a cada etapa do sono as respostas do organismo são diferentes – poderíamos dizer que o corpo trabalha enquanto dormimos e o dormir bem é fundamental para manter nossas condições físicas e psíquicas equilibradas, em boas condições.
O sono, uma palavra que vem do latim somnum, é um processo fisiológico, heterogêneo, ativo e rítmico, aparecendo em alternância com o estado da vigília em períodos de 24 horas.
Este período é chamado de ritmo ou ciclo circadiano. Este ritmo é influenciado pela luz solar, em que a vigília coincide com a luz solar e o sono com a escuridão. O ritmo circadiano afeta e é afetado por inúmeros processos fisiológicos e psicológicos (DOUGLAS, 2002; FERNANDES, 2006; SOTO, 2009).
A necessidade de dormir varia de acordo com a idade. Crianças recém-nascidas necessitam de 13 a 15 horas de sono, entre sono noturno e diurno; o pré-escolar entre 12 e 13 horas, com um período curto de sono diurno; a criança escolar de 10 a 12 horas, no período noturno; adolescentes de oito a 10 horas e entre os adultos de cinco a oito horas. Os adolescentes tendem a dormir durante o dia (FERNANDES,2006).
FISIOLOGIA DO SONO
A arquitetura do sono é o conjunto de estágios, ciclos e despertares durante o sono. Tais ciclos são formados pela sequência de períodos denominados REM (Rapid Eyes Moviment), também conhecido por sono dessincronizado ou sono ativo em que ocorrem movimentos rápidos de olhos e N-REM ou sono lento ou sincronizado, em que não são observados os movimentos rápidos de olhos.
O intervalo das fases REM e N-REM no momento de sono denomina-se ciclo ultradiano. O ciclo completo de sono dura em média uma hora e meia, passando por quatro fases N-REM seguida de uma fase REM, repetindo-se durante a noite.
O sono N-REM é considerado como restaurador das funções orgânicas, dividindo-se em quatro estágios numerados de I a IV. No adulto o sono tem início no estágio I que abrange 5% do tempo total do sono, seguido do estágio II (45%), III (de 3 a 5%) e IV (20%).
Os estágios III e IV são caracterizados por ondas lentas e contínuas, e conforme os estágios vão acontecendo, ocorre também uma diminuição dos estímulos sensoriais na pessoa (GEIB et al., 2003).
Após o ciclo total de sono N-REM, ocorre o sono REM estabelecendo-se com espaços regulares em torno de noventa minutos. Este ciclo está relacionado com o período de ocorrência de sonhos, durando de uma a duas horas do total de sono da pessoa, correspondendo de 20 a 25% do tempo total de sono, sendo a arquitetura total de um período noturno de sono composta por ciclos com aproximadamente 70 a 100 minutos de duração que se reproduzem de quatro a cinco vezes (GEIB et al., 2003; ALOÉ, AZEVEDO, HASAN, 2005).
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93