A gestante sente-se nos primeiros meses da gravidez um enorme cansaço. Isso porque seu corpo está produzindo todo o complexo embrião-placenta, que é o sistema que servirá para sustentar a vida do bebê, e também está se adaptando a muitas outras necessidades físicas e emotivas da gravidez.
Todo esse processo deve continuar nos primeiros três meses, por isso, a futura mãe deve se resguardar descansando:
− Relaxar sentada com os pés apoiados;
− Aceitar a ajuda familiar nos cuidados com a casa;
− No trabalho reduzir seu ritmo;
− Dormir umas horas a mais por noite.
Cuidado se o cansaço for excessivo, ou se for acompanhado de desmaios, palidez ou palpitações é importante comunicar ao obstetra.
a) Náusea Matinal:
As náuseas, assim como os desejos por certos alimentos, são uma daquelas verdades da gravidez que não se explicam, mas a ciência justifica como uma necessidade nutricional que o corpo solicita. Cerca de um terço das gestantes não sofre com os sintomas da náusea ou do vômito. As outras gestantes que sofrem com a náusea, geralmente não ultrapassa o terceiro mês, e raramente causa deficiência nutricional ou interfere com a alimentação ao ponto de afetar o feto.
Muitas vezes ela pode aparecer em outros períodos do dia, como à tarde e à noite, ou mesmo durar o dia todo.
Clique aqui e leia algumas indicações para aliviar as náuseas.
− Fazer desde o início da gravidez uma alimentação mais saudável e balanceada;
− Beber muitos líquidos como chás, sucos naturais e sopas como forma de evitar a desidratação;
− Utilizar-se de alimentos com alto teor de água como as frutas e verduras;
− Evitar sentir o cheiro ou a visão dos alimentos que você já identificou que lhe causam a náusea;
− Fazer pequenas refeições ao dia, evitando ficar longo período de estomago vazio;
− Dormir bem até sentir-se relaxada, e ao acordar e levantar de manhã faça-o com calma.
Não tomar medicamentos contra a náusea sem prescrição médica, este ato pode ser perigoso para sua saúde e também do feto.
O ato Urinar com Frequência: No primeiro e último trimestre da gravidez, a gestante faz frequentes idas ao banheiro, e os motivos são:
− O aumento representado pelo maior volume de líquidos corpóreos;
− Pela maior eficiência e funcionamento dos rins;
− A compressão feita pelo útero, que começa a aumentar de tamanho, e pressiona a bexiga.
As modificações nas mamas: As mamas aumentam no início da gravidez devido à maior quantidade de hormônios que são produzidos neste período no organismo, porque o mesmo está se preparando para nutrir o bebê quando ele nascer. A aréola aumenta e escurece, e aparecem pequenas saliências ao redor, como também surge uma espécie de rede de pequenas veias azuis.
A sensibilidade e a sensação de dor, que aparece no início da gravidez tendem a desaparecer no 3° ou 4° mês. Durante toda a gravidez as mamas continuarão a crescer. É importante o uso de um bom sutiã que dê sustentação.
O perigo do aborto espontâneo: Quase toda grávida, em algum momento durante o primeiro trimestre da gravidez, experimenta uma sensação de medo e ansiedade só em pensar na possibilidade de abortar.
Muitas evitam inclusive falar sobre a gravidez até o quarto mês, quando começam a se sentir mais seguras. Muitas vezes o aborto espontâneo é uma forma que a própria natureza física ou genética encontra de selecionar um embrião ou um feto que tenha alguma anomalia.
E estes receios são comuns a todas as gestantes, por isso, o melhor é pedir uma orientação completa ao obstetra, sobre os possíveis sinais de alerta e o que fazer caso eles ocorram. A gestante deve cuidar bem de si mesma, evitando grandes esforços físicos, descansar e alimentar-se bem e desistir de certos hábitos prejudiciais como o fumo e o álcool.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93