Autismo é diagnosticado por um custo acessível

Autismo é mais comum em meninos
Autismo é mais comum em meninos

Medicina

08/05/2009

O exame para diagnosticar autismo amplia e mede as correntes eletromagnéticas no cérebro em diversas frequências, além de verificar as ligações entre os grupos. São exames laboratoriais com aparelhos de eletroencefalograma computadorizado e com custo acessível.


De acordo com dados internacionais a síndrome ocorre em 1 para cada 500 crianças chegando até uma em cada mil crianças. Os meninos são os mais atingidos pelo autismo, um valor que chega a 70%.


A fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Maria Luiza Vasconcelos Severo, diz que este é mais um avanço no âmbito das pesquisas, pois o autismo tem sido um mistério e alvo dos estudos de muitos pesquisadores. “Durante muito tempo, o autismo foi visto como algo difícil e incompreensível, cada avanço, mesmo que em passos lentos, é muito bom”, declara.


É possível identificar sintomas autistas (espectro) em diversos níveis, como em pessoas comprometidas e até indivíduos com alto grau de desempenho e com habilidades especiais. Maria Luiza ainda ressalta que este avanço deve ser bem administrado pela rede pública de saúde. “Para nós, profissionais que lidam com crianças autistas, resta saber se não será mais um dos problemas de intermináveis filas e listas de esperas para a realização do exame”, afirma a fonoaudióloga.


O Ministério da Saúde diz que a rede pública, o atendimento às pessoas com autismo deve ser feito em um dos 1.300 Centros de Atenção Psicossocial, já que há equipes multiprofissionais para o atendimento como médicos, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, professores de educação física.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93