Pesquisa brasileira mostra células-tronco em tuba uterina

De acordo com os cientistas, esse tipo de célula não gera problemas éticos
De acordo com os cientistas, esse tipo de célula não gera problemas éticos

Medicina

23/06/2009

A tuba uterina, também conhecida como trompas de Falópio, canal onde ocorre a fecundação, possui células-tronco com potencial para se transformar em uma ampla variedade de células, segundo informações e estudos de médicos brasileiros.


As células musculares, ósseas e cartilagens podem surgir após modificações das células mesenquimais extraídas de cordões umbilicais, polpa dental e tecido adiposo.


De acordo com os cientistas, ao contrário das células-tronco embrionárias, e em razão ao fato de extraírem-se de tecidos descartáveis, esse tipo de célula não gera problemas éticos. O Centro de Pesquisa do Genoma Humano da USP analisou o potencial de diferenciação das células procedentes das tubas uterinas.


A pesquisa foi liderada pela pesquisadora Tatiana Jazedje e, segundo ela, os resultados do estudo podem contribuir para a ciência reprodutiva em geral, mesmo com o fornecimento de outra fonte potencial de medicina regenerativa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93