Cientistas descobrem novo método para trabalhos com células-tronco

Células-tronco são capazes de se desenvolver em qualquer outra célula

Medicina

22/10/2009

Para evitar a utilização de embriões humanos para o cultivo de células-tronco, pesquisadores americanos descobriram método para aumentar a produção destas células a partir de tecidos adultos.

A última edição da revista, Nature Methods, contextualiza como a equipe de cientistas conseguiu obter impressionantes resultados desta experiência com a utilização de substâncias químicas, que a partir de tecidos adultos produziram células duzentas vezes mais eficiente e duas vezes mais rápida que nos métodos anteriores.

O empenho dos cientistas em desenvolver este trabalho se deve ao fato de que as células-tronco são capazes de se desenvolver em qualquer outra célula do organismo, sendo assim, podem ser a esperança para tratamentos de doenças degenerativas ou de acidentes com danos permanentes.

Segundo a tutora do Portal Educação, Jeana Mara Escher de Souza, a utilização de células-tronco embrionárias em pesquisas, ainda gera polêmica, mas, muitas doenças necessitam dessas pesquisas para trazer tratamento aos pacientes.