Por que a mobilização neural não é utilizada no tratamento de pacientes?

A mobilização neural no tratamento do sistema nervoso
A mobilização neural no tratamento do sistema nervoso

Medicina

02/03/2016

Mobilização neural são técnicas utilizadas para a restauração dos movimentos do sistema nervoso e recuperação da sua elasticidade, sendo utilizado nas mais diversas patologias que acometem o sistema nervoso e as estruturas por ele inervadas.

Esta técnica é pouco conhecida e pouco utilizada no tratamento de pacientes, devendo ser mais estudada para que seja usada como técnica terapêutica. A mobilização do sistema nervoso pode ser utilizada como um diagnóstico, utilizando-se de manobras para irritar o tecido nervoso, com a finalidade de diminuir a tensão neural adversa e assim contribuindo para a melhora do quadro sintomático.

Por causa da tensão, os tecidos nervosos movem-se em direções diferentes, dependendo do local onde o estresse é aplicado. A direção do movimento varia, conforme o local onde o movimento é iniciado. O mecanismo de adaptação do sistema nervoso ao movimento varia entre as diferentes áreas devido, hipoteticamente, ao suprimento sanguíneo, ou seja, à quantidade de tecido nervoso.

Conforme está variação, existem pontos que não se movem ou o movimento é mínimo e são chamados pontos de tensão. No entanto, é importante perceber que a quantidade de tensão imposta sobre estes pontos depende da posição da extremidade.

Segundo o professor e fisioterapeuta Alexandre Souza, curiosamente, fisioterapeutas continuaram utilizando o termo ‘alongamento neural’ para descrever o seu tratamento para os nervos. O nervo seria sensível a um alongamento se fosse afetado por uma tensão mecânica adversa. Nervos são estruturas visco-elásticas e, portanto, podem responder a procedimentos de mobilização. Porém, alongamento implica em aumento permanente do comprimento, e ainda permanece inexplicado se isto pode ser benéfico ou não.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93