Aproximadamente 15 mil profissionais atuantes na área
Moda e Design
23/09/2013
O mercado brasileiro vem se tornando um grande atrativo na área de design de interiores. A explicação, para essa crescente, é o fato da economia se manter estável e também, ao grande impulso dado pela construção civil nos últimos anos.
A população passou a interessar-se mais pelo conforto, bem-estar e aconchego no interior de seus lares, fazendo com que o mercado de móveis, adornos e demais elementos compositivos se desenvolvesse de forma vertiginosa.
O desejo de se sentir bem fisicamente e psicologicamente, seja em casa, no escritório ou em ambientes sociais proporciona ao profissional de design a oportunidade de inserir-se em um mercado altamente rentável.
O decorador é o profissional que possui uma formação acadêmica que o referencia para projetar e executar a composição plástica dos espaços interiores. Em sua formação adquire conhecimentos que o torna um especialista na composição visual do espaço.
Dados acerca desse mercado são bastante sugestivos. O número de lojas especializadas em decoração de ambientes aumenta a cada dia e traz junto disso a abertura de grandes centros e shoppings voltados exclusivamente para esse nicho de mercado.
Dados estatísticos da ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores) dão conta que, dos aproximadamente 15 mil profissionais atuantes na área:
• 40% são arquitetos;
• 55% são designers ou técnicos de interiores;
• 5% são autodidatas.
Desse montante, 79% são do sexo feminino e 21% do sexo masculino.
Quanto ao nosso atual estilo de decorar, podemos afirmar que nossa maior característica atual é a mistura e releitura de estilos de forma harmoniosa. A mistura proporciona o equilíbrio.
A mescla de estilos pode ser usada em todos os cômodos de uma casa, sempre respeitando a identidade de seu morador. Uma possibilidade é introduzir determinados itens de época junto de peças atuais, caracterizando uma nova identidade ao local.
Dessa forma, a mistura do vintage com o contemporâneo, sinaliza o encontro de elementos de época com peças confeccionadas nas padronagens atuais, em materiais como a madeira, vidro, metal, sintéticos, etc., respeitando as linhas mais retas e limpas de nossa época.
A grande verdade é que na maioria das vezes, o melhor caminho é aderirmos ao velho jargão: O menos é mais. O que quer dizer que, na dúvida, opte pelo clean, pelas linhas simples, por ambientes não carregados.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93