A utilização da vegetação em interiores traz a beleza da natureza
Moda e Design
24/09/2013
A utilização da vegetação no interior dos ambientes traz a beleza da natureza para dentro da casa, além de proporcionar uma confortável sensação de aconchego.
Uma condição essencial, para a correta escolha do tipo de vegetação que vamos utilizar, passa necessariamente pelas características de luminosidade do local. Cada planta possui uma condição de luminosidade, irrigação e adaptabilidade aos fatores climáticos de um ambiente interno.
Os profissionais da área de paisagismo são fundamentais para nos orientar, quais seriam as melhores opções, para o habitat que vamos incorporar a vegetação.
A busca constante pelo equilíbrio e bom senso são indispensáveis também na escolha correta do formato e dimensão das plantas, em relação ao ambiente de inserção.
Podemos compor jardins de inverno com cobertura ou não, sempre que dispormos de espaço físico para isso. Em outras situações pode-se compor com pequenos arbustos estrategicamente localizados dentro do espaço que queremos decorar. Arranjos florais e folhagens são sempre bem-vindos, pois acrescentam beleza com suas cores e transmitem vivacidade ao ambiente.
Vejamos alguns exemplos de plantas que se adaptam aos ambientes internos:
• Pau d’água: bastante resistente a ambientes com ar-condicionado. Usado em decoração com vasos. Pode ser utilizado em residências e também em escritórios.
• Zamioculca: pode ser regada somente uma vez por semana e se adapta bem em ambientes com ou sem luz. Muito utilizada em locais internos por não precisar de constantes cuidados.
• Palmeira Chamaedórea: com dimensão máxima de 2 metros de altura, é largamente usada. Adapta-se a lugares úmidos e sem exposição direta ao sol. O cuidado passa pela rega constante para manter a terra úmida.
• Palmeira Ráfis: qualquer tipo de iluminação serve para sua adaptação. A rega deve ser constante.
• Lança de São Jorge: com visual ornamental é uma planta bastante resistente. Pode ser utilizada em diversas composições, desde vasos até em pedras. Sua irrigação deve ser espaçada a cada 15 dias sem molhar as folhas. Deve ser mantida a meia sombra.
• Lírios da Paz: floresce na sombra. Ele necessita de luminosidade, adubo e solo úmido.
• Violeta: uma das mais utilizadas. Variedade de cores que permitem diferentes composições em pequenos vasos. Não pode ficar exposta diretamente à luz e necessita de duas regas por semana.
• Palmeira Areca: muito popular e vastamente utilizada. Pode ser cultivada diretamente sob a luz do sol. Irrigar regularmente, e não expor ao ambiente com ar-condicionado.
• Bromélia: o contraste de cor das folhas é seu diferencial. Outra planta bastante utilizada. Luz direta queima suas folhas, portanto melhor permanecer a meia luz. A irrigação ocorre a cada dois dias.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93