Os princípios de design

A criatividade deve ser explorada no projeto de design
A criatividade deve ser explorada no projeto de design

Moda e Design

24/09/2013

O design, ao ser criado, sofre influências que determinam sua composição final. Ao conceber um ambiente passamos por alguns tópicos determinantes:

• A função a que se destinará o espaço.

• Os materiais que serão utilizados segundo a característica do espaço.

• A tecnologia aplicada na criação dos elementos compositivos.

• O estilo que norteará a composição.

Conformação do ambiente


Nosso ponto de partida é o espaço que vamos intervir. Sempre visite o local para mensurar, fotografar e verificar possíveis particularidades que possam ajudar na hora de conceber o projeto de design: localização, aberturas, fechamentos, comunicação com outros ambientes e área externa, etc.

Formologia

• Reta: sempre que bem executada, passa a mensagem de limpeza, clareza e elegância. Cuidar para não incorrer no erro de simplificar ao ponto de empobrecer o visual.

• Inclinada: passam uma imagem de movimento e abstração se utilizadas com equilíbrio, porém o execesso ou mau posicionamento podem descaracterizar e carregar o
ambiente.

• Curva: criam leveza e continuidade, porém em execesso levam à monotonia. Cuidado para não comprometer a funcionalidade.

Traçado projetual

O traçado compreende a forma que vamos criar, o tipo de linha que compõe nossos elementos e objetos de intervenção.

• Retilínea: confere uma tipologia mais rígida ao ambiente. Pode ser classififcada conforme a sua posição.

1. Vertical – confere a ideia de aumento de altura dos objetos. Quando utilizado de forma pontual pode transferir aos elementos a ideia de imponência e altivez.
2. Horizontal: alarga os elementos ou ambientes, consequentemente diminuindo a sensação de altura. Confere ao cenário uma leitura mais pura e reconfortante.
3. Diagonal: é mais dinâmica e insinua movimento.

• Curva: seu formato orgânico proporciona uma leitura mais suave e leve.

Cor

Além do efeito plástico e psicológico, a utilização da cor pode auxiliar na conformação visual do ambiente, aumentando ou diminuindo, alongando ou encurtando, evidenciando ou escondendo objetos, etc.

Luz

A luz determina a visualização de todos os outros elementos envolvidos na concepção do espaço. Podemos trabalhar de diversas formas e posições, desde a natural à artificial.

Textura

Aguça nosso sensorial e potencializa pontos de interesse pelas suas caracterísiticas táteis e visuais.

Harmonia

Indispensável para um ambiente satisfatório. Caracteriza-se pela distribuição e escolha de elementos de forma coerente e com ordenação.

Equilíbrio e Ritmo

O verdadeiro equilíbrio é alcançado quando os elementos e suas peculiaridades estão em conformidade e não se sobressaem umas às outras. Equilíbrio de formas, de cores, de luzes, de composição, são vitais para um ambiente condizente.
Quanto ao ritmo, o movimento criado pelos elementos deve proporcionar ao espaço o efeito de dinamismo.

Escala e Proporção

Sempre se deve observar como ponto de partida a escala humana. A escala entre os objetos deve estar coerente com o ambiente, para que não cometamos o erro de propor um elemento maior, ou que ocupe mais espaço do que o necessário.
Quanto à proporção, é a referência que estabelecemos entre as medidas dos elementos e dos ambientes.

Unidade

É a leitura de similaridade entre o prédio existente e os ambientes de intervenção. É sempre conveniente adotar o padrão e caráter da edificação para o projeto de design de interior.

Variedade

A criatividade deve ser explorada no projeto de design. Consegue-se isso mesclando todos os elementos e tendo assim uma variedade de elementos e tipologias.

Interesse


Demarcar objetos e focos de interesse sempre ajudam a valorizar o ambiente como um todo, pois potencializam a curiosidade e leitura do espaço.

Diferenças

Explorar os opostos ajudam a conferir aos espaços dinamismo e complementos que enriquecem o contexto geral. Liso – estampado, branco – preto, claro – escuro, opaco – brilhoso, etc.

Ordem

É a junção de tudo que vimos. Compor um espaço é dispor elementos, optar por detalhes e agrupar tudo isso com bom senso e coerência. A ordem trata justamente da perfeita organização do ambiente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93