É o universo do novo e sofisticado que essas marcas valorizam
Moda e Design
11/11/2013
As empresas que trabalham com o profissional pesquisador de tendências de moda são aquelas que visam clientes mais exigentes e antenados às questões fashionistas. São marcas que valorizam seus produtos de forma a serem consideradas referências no mundo da moda.
Essas marcas não se detêm à famosa “modinha” (fast fashion) e sim, buscam produtos com valor agregado. É o universo do novo e sofisticado que essas marcas valorizam.
A pesquisa de tendências deve ser feita no mínimo com um ano de antecedência do lançamento da coleção, para que todas as informações possam ser coletadas e organizadas de forma a gerar um suporte seguro e sólido para a criação das coleções.
A pesquisa de tendências é feita baseada em dois pontos: um referencial teórico de todos os dados e informações de moda obtidas no período. Nesse contexto, o profissional de pesquisa realiza muitas viagens em busca dessas informações, frequentando desfiles de coleções internacionais, pesquisando em revistas internacionais e também por meio da mídia internacional.
O referencial tem que ser conciso e objetivo, mostrando realmente o que será tendência, ou seja, o que realmente “pegará”. Com base nessas possíveis tendências, o profissional realiza uma pesquisa de campo.
Por meio de quiz, entrevistas, questionários, divulgação em redes sociais, ele busca saber o grau de aceitação de cada tendência no universo direto da marca em questão. As tendências mais bem quistas serão pontos fortes abordados pelos estilistas na criação das coleções.
O pesquisador de tendências reúne essas informações citadas anteriormente em painéis de tendências. Os painéis de tendências são ferramentas visuais que facilitam a interpretação do estilista. Eles demonstram visualmente todo o conteúdo pesquisado.
Nesses painéis, os profissionais dispõem as informações mais importantes de maneira organizada e objetiva. Neles constam informações de cartelas de cores, modelagem, estilos e acessórios que se apresentaram como pontos fortes na pesquisa feita.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93