Moda e Clientes

São vários os fatores que influenciam o cliente/consumidor
São vários os fatores que influenciam o cliente/consumidor

Moda e Design

15/01/2014

O estudo comportamental do cliente é de extrema importância para o sucesso de uma marca. O imaginário do cliente e como ele se sente ao comprar são pontos que devem ser pautados pela marca na conquista definitiva desse cliente.


O objetivo de toda e qualquer marca é a obtenção do lucro gerada pelo processo de compra. Portanto, para que essa meta seja alcançada é necessário que o responsável pela venda (vendedor) seja capacitado para tal função, bem como o produto oferecido seja de boa qualidade.


Responder a questão: “Por que o cliente compra?” não é uma tarefa fácil, diante da complexidade que envolve o processo de compra. São vários os fatores que influenciam o cliente/consumidor a decidir entre comprar e não comprar.


Diante disso, é necessário inicialmente o conhecimento dos vários tipos de clientes que existem. Conhecendo esse ponto, traçar a estratégia fica um pouco mais fácil. Uma classificação mais geral é a que divide os clientes/consumidores em externos e internos. Os clientes internos são os representados pelos próprios funcionários da marca, seus familiares próximos e pessoas de seu convívio diário, que sofrem influências do seu poder de persuasão. Já os clientes externos são os demais consumidores que fazem parte da sociedade de consumo. Tendo em vista essa classificação, podemos classificar os clientes de maneira mais específica, ou seja, de acordo com o seu comportamento frente ao estabelecimento de compra. De acordo com o exposto, os clientes são classificados em:

• Clientes Prospect: são aqueles clientes que apresentam a intenção de comprar no estabelecimento. São os chamados clientes em potencial.

• Clientes Shopper: são aqueles clientes que visitam o estabelecimento de compra pelo menos uma vez por mês, realizando compras.

• Clientes eventuais: são aqueles clientes que compram apenas motivados por uma necessidade ocasional.

• Clientes regulares: são aqueles clientes que realizam compras periodicamente no estabelecimento, portanto, considerados clientes fieis (que possuem fidelidade).

• Clientes defensores: são aqueles clientes que divulgam o estabelecimento, podendo essa divulgação ser positiva ou negativa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93