O mundo da moda é um cenário bastante competitivo devido à infinidade de marcas atuantes no mercado. Uma marca de moda pode representar produtos e serviços e deve pautar sempre pela qualidade, sempre mantendo a identidade própria.
Uma marca de moda para garantir espaço no mercado tão acirrado deve sempre apresentar ao consumidor um diferencial, ou seja, algo que faça a sua marca ser escolhida dentre tantas opções disponíveis. Ter um diferencial não é algo simples. Pelo contrário, exige muito trabalho e criatividade por parte dos gestores da marca. É necessário agregar sempre valor ao seu produto/serviço na mente dos consumidores de forma a conquistá-los definitivamente.
A determinação dos concorrentes da marca
Uma marca de moda precisa conhecer bem os seus concorrentes para traçar suas estratégias de mercado para angariar clientes. Conhecer bem os concorrentes é saber quais são os diferenciais de mercado de cada um, trabalhando eficientemente em cima disso.
Os concorrentes de uma marca podem ser diretos ou indiretos. Um concorrente direto é aquele que fornece aos consumidores produtos iguais aos de sua marca. Nesse contexto, torna-se imprescindível ter um diferencial de mercado para garantir sucesso na competição. Já um concorrente indireto é aquele que oferece aos consumidores produtos semelhantes aos de sua marca, cuja qualidade e preço são inferiores.
Diante do exposto, o diferencial torna a marca bem mais competitiva e segura frente à concorrência. Por isso, conhecer o cenário que a marca atuará é imprescindível. A pesquisa de concorrentes dependerá de vários pontos como: porte da marca, condições financeiras e produtividade. A determinação do público-alvo da marca
Outro ponto de grande importância para o sucesso de uma marca de moda no mercado é saber para quem vender seus produtos/serviços, ou seja, determinar previamente o seu público-alvo. Podemos conceituar público-alvo como o conjunto de pessoas que a marca deseja conquistar com seus produtos/serviços. Uma marca de sucesso conhece bem o seu público-alvo e este varia de acordo com a idade, o sexo e as condições financeiras. Portanto, cada produto/serviço deve ser bem direcionado ao seu público-alvo.
A importância da determinação do público-alvo de uma marca é essencial para a criação e desenvolvimento das coleções de moda. As coleções são produzidas baseadas nas características do público-alvo da marca.
A determinação dos serviços prestados pela marca
Todos os produtos/serviços oferecidos por determinada marca de moda devem ser previamente estabelecidos. Isso garante à marca um controle do que está disponível no mercado, podendo, assim, garantir sempre a qualidade dos produtos/serviços.
Disponibilidade dos produtos da marca no mercado
Uma marca precisa ter seus produtos/serviços sempre disponíveis aos consumidores. Assim, a marca conta com as seguintes opções de disponibilidade: estabelecimento físico ou um shop online (e-commerce). Todas as opções apresentam suas vantagens. Por exemplo, o e-commerce conta com a praticidade de comprar sem sair de casa. Já o estabelecimento físico proporciona o contato marca/cliente.
A determinação do preço e das formas de acessibilidade do público-alvo
Todos os produtos/serviços de uma marca de moda devem ter seus preços previamente determinados para que não gere confusão ao serem lançados no mercado. Os preços dos produtos variam de acordo com o valor agregado e as características do público-alvo.
Outro ponto importante é determinar como o público-alvo terá acesso aos produtos/serviços de uma marca. Nesse contexto, são levadas em consideração as formas de pagamento disponibilizadas pelas marcas. Essas formas podem variar de uma marca para outra e dependem também do formato do estabelecimento, ou seja, se é uma loja física ou um e-commerce.
Uma marca garante seu sucesso no mercado competitivo angariando clientes. Dessa forma, quanto maior o número de formas de acessibilidade que a marca oferecer, mais clientes terá e, consequentemente, mais chances terá de se fixar no mercado.
Uma boa gestão de uma marca envolve o imaginário do consumidor. A marca busca a confiança desse consumidor por meio da qualidade dos seus produtos, ou seja, por meio de seu diferencial, criando assim, uma relação de fidelidade que garante a tão almejada segurança de mercado de uma marca.
Garantir a força de mercado de uma marca envolve diversas ações, como:
• Manter a qualidade dos produtos/serviços;
• A fidelização da marca;
• A conscientização da marca no mercado consumidor.
Uma marca de moda precisa estar bem posicionada no mercado, ou seja, ter um diferencial que lhe proporcione vantagens competitivas. Resumindo, posicionamento de uma marca no mercado é como o consumidor vê a marca, ou seja, é a sua superioridade em relação às demais. Ter posicionamento de mercado garante à marca as seguintes vantagens:
• Melhora a estratégia de mercado da marca;
• Permite futuras expansões da marca;
• Faz a marca ser lembrada no mercado;
• Torna a marca mais visível no mercado;
• Promove maior lucratividade – rentabilidade, acelerando o desempenho da marca no mercado;
• Promove a fidelização com o cliente.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética
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