A moda e o comportamento de consumo

foto reitirada de : http://www.pinterest.com/
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Moda e Design

03/02/2014

Um dos pontos fortes para garantir o sucesso de uma marca de moda no mercado é a realização de um estudo criterioso do cliente alvo, ou seja, do seu público-alvo. Saber o que o cliente espera do seu produto/serviço e como ele se sente ao realizar determinada compra são ações que devem ser levadas em conta na hora de conquistar definitivamente esse cliente.


A principal meta de toda marca de moda é a obtenção do lucro gerado pelo processo de venda de produtos/serviços. Nesse contexto, é necessário que a marca esteja bem preparada para o processo de venda e que o produto/serviço oferecido seja sempre de boa qualidade.


O processo de compra é bem mais complexo do que se imagina. A marca precisa conhecer os diversos tipos de consumidores que existem no mercado. Conhecendo-os bem, é possível traçar estratégias para conquistá-los de forma eficiente e duradoura.


Podemos classificar os consumidores de uma forma mais geral em consumidores internos e externos. Os consumidores internos são aqueles relacionados diretamente à marca, como seus funcionários e pessoas próximas a esses.


Já os externos são representados pelos demais consumidores do mercado. Angariar clientes não é uma tarefa fácil, portanto, conhecer os tipos de clientes de acordo com o seu comportamento é essencial. Dentro dessa perspectiva, podemos classificar os clientes da seguinte maneira:
• Clientes Prospect: são representados por todos aqueles que possuem a intenção de realizar o processo de compra. São considerados clientes potenciais.
• Clientes Shopper: são representados por todos aqueles que frequentam a loja da marca pelo menos uma vez por mês, realizando compras.
• Clientes eventuais: são representados por todos aqueles que só compram quando há uma necessidade real.
• Clientes regulares: são representados por todos aqueles que compram frequentemente e, por isso, são considerados clientes fieis.
• Clientes defensores: são representados por todos aqueles que promovem a marca, podendo essa promoção ser de forma positiva ou negativa. É a famosa propaganda “boca a boca” do mercado consumidor.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

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