Um dos pontos fortes para garantir o sucesso de uma marca de moda no mercado é a realização de um estudo criterioso do cliente alvo, ou seja, do seu público-alvo. Saber o que o cliente espera do seu produto/serviço e como ele se sente ao realizar determinada compra são ações que devem ser levadas em conta na hora de conquistar definitivamente esse cliente.
A principal meta de toda marca de moda é a obtenção do lucro gerado pelo processo de venda de produtos/serviços. Nesse contexto, é necessário que a marca esteja bem preparada para o processo de venda e que o produto/serviço oferecido seja sempre de boa qualidade.
O processo de compra é bem mais complexo do que se imagina. A marca precisa conhecer os diversos tipos de consumidores que existem no mercado. Conhecendo-os bem, é possível traçar estratégias para conquistá-los de forma eficiente e duradoura.
Podemos classificar os consumidores de uma forma mais geral em consumidores internos e externos. Os consumidores internos são aqueles relacionados diretamente à marca, como seus funcionários e pessoas próximas a esses.
Já os externos são representados pelos demais consumidores do mercado. Angariar clientes não é uma tarefa fácil, portanto, conhecer os tipos de clientes de acordo com o seu comportamento é essencial. Dentro dessa perspectiva, podemos classificar os clientes da seguinte maneira: • Clientes Prospect: são representados por todos aqueles que possuem a intenção de realizar o processo de compra. São considerados clientes potenciais. • Clientes Shopper: são representados por todos aqueles que frequentam a loja da marca pelo menos uma vez por mês, realizando compras. • Clientes eventuais: são representados por todos aqueles que só compram quando há uma necessidade real. • Clientes regulares: são representados por todos aqueles que compram frequentemente e, por isso, são considerados clientes fieis. • Clientes defensores: são representados por todos aqueles que promovem a marca, podendo essa promoção ser de forma positiva ou negativa. É a famosa propaganda “boca a boca” do mercado consumidor.
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por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética
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