Decoração sustentável é a nova tendência para ambientes

Reaproveitar peças antigas e fazer uma decupagem
Reaproveitar peças antigas e fazer uma decupagem

Moda e Design

26/03/2014

Se você quiser jogar algo fora, pense melhor. Talvez aquela cadeira com o estofado velho, a mesinha de centro com o pé quebrado, um pneu velho, ou até mesmo as garrafas pet que iam para o lixo, podem se transformar em uma nova peça para sua casa. Milhares de possibilidades criativas surgem todos os dias na cabeça dos “decoradores sustentáveis”, qualquer um pode inovar e criar um ambiente cada vez mais aliado à natureza. E o melhor, gastando pouco!


Sustentabilidade ganhou destaque no cotidiano das pessoas, fazendo parte da moda, dos alimentos, modificando a maneira de agir e pensar. E agora, a decoração sustentável virou tendência no mundo da arquitetura e decoração. Mas não basta apenas utilizar um produto que seja orgânico ou reciclado, também é preciso analisar os impactos de procedência, aqueles que foram causados para a fabricação dos objetos, e isso implica em reduzir o lixo, comprar menos e reaproveitar mais. Não só por uma questão de economia financeira, mas também ambiental.


Um assistente virtual brasileiro desenvolvido para resolver problemas do dia a dia utilizando a inteligência coletiva, o Ledface, propôs uma pesquisa perguntando: "O que te impede de consumir produtos mais ecológicos?". O resultado foi um número alarmante de 52% dos usuários que não encontram produtos ecológicos, e para driblar essa barreira, utilizam a criatividade para fabricar sua própria decoração barata e sustentável. Mas eles não estão sozinhos! Para isso, contam com dicas e alternativas de vários sites e blogs que surgiram sobre esse assunto.


Esse novo período de compartilhamento de informações on-line sobre decoração sustentável é notado por uma união de pessoas que não encontram no mercado as soluções que precisam e por isso, descobrem on-line uma maneira divertida de testar e disponibilizar para engajar outras pessoas na causa ‘verde’, para que elas também possam experimentar. É o caso do empreendedor de marketing digital e fundador do blog Coletivo Verde, Guilherme Augusti Negri, que decidiu trabalhar com um serviço que cria um impacto positivo para o mundo. “Tive um insight e resolvi seguir o meu coração, e logo veio a aceitação dos internautas. O crescimento do blog foi muito rápido. É um desafio gratificante e espero aprender e contribuir muito”, comenta Guilherme.


Aplicar a sustentabilidade na decoração pode ser uma ótima solução para obter um ambiente requintado e atual, a blogueira Mariana Gatzk não perde nenhuma dica que encontra na internet. “Como é simples dar uma cara nova a uma peça que tem cara de que vai para o lixo em breve. Tenho batido bastante nesta tecla aqui em casa. Reaproveitamento é a palavra do ano para mim”, comenta Mariana que decidiu embarcar na ideia e seguiu passo a passo algumas alternativas para deixar o lar ainda mais bonito. “Reaproveitei uma garrafa de vidro, que ia para o lixo, para usar como porta-pulseira, e também o pote de vidro, que era de doce, usei para fazer uma cúpula para um abajur. Dentro coloquei luzes de natal e o resultado ficou incrível!”, acrescenta.
Do planejamento à execução
Tanto na fabricação, como no consumo de produtos que não degradam o meio ambiente, o mercado está evoluindo. Mas já é possível encontrar opções que seguem esses conceitos para enfeitar a casa, desde o acabamento, iluminação, e até mesmo no mobiliário. A madeira de demolição é outro material que pode ser utilizado em pisos, revestimentos e móveis, sendo totalmente reciclado e moderno.


Pensando nesses conceitos, o arquiteto Pedro Perez, juntamente com mais três profissionais da área, desenvolveu o projeto de uma joalheria sustentável. O ambiente foi exposto em uma das mostras do projeto Morar Mais por Menos, que expõe ao público, ambientes decorados de bom gosto com o melhor custo-benefício, criados com respeito ao meio ambiente e melhor aproveitamento de recursos, mostrando que com um pouco de criatividade e ousadia, é possível decorar com soluções simples e ecológicas.


A joalheria contava com elementos inovadores, que por meio de estudos, se transformaram em uma saída útil para a economia geral, até mesmo de energia. Para as paredes, a opção foi o tijolo à vista, utilizando a alvenaria original da casa apenas descascando o reboco existente. Isso poupa a compra de tijolos de demolição que costumam ser caros. “Hoje existem tijolos do tipo solo-cimento, que não passam pelo processo de queima em sua fabricação, diferente dos tijolos comuns”, sugere Perez. Além disso, o arquiteto se preocupou com a economia de água, por isso desenvolveu no espaço a reutilização da água pluvial para irrigação de jardins e descargas de bacias sanitárias. O forro de tecido tomou o lugar do gesso, e o acabamento em madeira do tipo pinus, que geralmente é desprezada por muitos profissionais por ser considerada de má qualidade, ganhou o tratamento adequado e acabou virando um chamariz elegante na joalheria projetada. Por fim, a parede e o teto verde, deram um ar rústico, porém sofisticado. Satisfeito com o resultado, Pedro Perez comenta: “Muita gente tem uma visão equivocada sobre sustentabilidade, pensando que a tarefa é só encher um ambiente de plantas. Mas na verdade, esta questão vai muito além do verde. Sustentabilidade está desde o projeto, material utilizado, sistema predial entre outros. Por isso, é imprescindível que os arquitetos atuais dediquem-se a aprender a usufrui-la. É uma tendência! Em todos os cantos estamos vendo algo novo sobre sustentabilidade, e aqueles que não souberem se adaptar a este ‘novo’ conceito, perderão muito espaço no mercado futuro.”


É possível decorar utilizando produtos que não só resolvem os nossos problemas, mas também que sejam inteligentes, que respeitem as pessoas e o meio ambiente, e assim, trazer o mundo para a sua casa.


Artigo produzido por Gabriela Paniago, extraído da revista eletrônica do Portal Educação, 7° edição. Disponível para consulta em: http://www.portaleducacao.com.br/e-revista/edicao/7

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93