Liberdade de expressão artística através do vestuário
Moda e Design
13/11/2014
Na moda existem diversos meios para apresentar uma coleção como, desfiles, revistas, editoriais, catálogos. Porém num mercado com tantos lançamentos e tantas semanas de moda, quem dita o que é a moda são os grandes editores de revistas e críticos profissionais na área, como exemplo Erika Palomido, Regina Guerreiro e Constanza Pascolato. No entanto, estas profissionais da moda apresentam uma forte concorrência: os blogueiros de moda.
Segundo Treptow desde 2002, o blog de moda vem aumentado na rede. Onde nestes são postados comentários de desfiles, designers, produtos e celebridades. Normalmente os blogueiros admiram todo o movimento da produção de moda, e são respeitados pelos seus leitores por apresentar ideias honestas sem apresentar nenhuma relação comercial com a indústria da moda.
Os weblogs não necessitam de anúncios nem patrocínios para estar na internet. Logo a expansão e a repercussão trouxeram um reconhecimento e uma seriedade muito grande para a moda e seus eventos. A presença de blogueiros em eventos de moda vem aumentando desde então. Estes são convidados para desfiles e festas e apreciam dos mesmos privilégios que a imprensa e outros especialistas nestes eventos.
Blogs como, Garotas Estupidas, Menina Style, The Sartrialist, Blog da Thassia são exemplos de formadores de opinião, ou até mesmo, guardiões da moda, (Kawamura 2005) apud (Treptow,2013:24). Que usam e abusam dessa ferramenta para mostrar sobre suas diversas ideias e visão sobre o que é a moda:
“Designer de moda por formação, criei o Garotas Estúpidas em um surto criativo em uma madrugada de insônia. A intenção sempre foi dividir com as amigas as novidades de moda, beleza e celebridades, sem ninguém que atrapalhasse dizendo que aquilo era tudo bobagem ou futilidade. É assunto de menininha? Sim! Então deixa a gente livre pra assumir o tal lado “stupid girl” sem ninguém encher o saco!” (Camila Coutinho).
“O blog é um pedaço da minha vida e um fragmento da cobiça pelo saber. Poder compartilhar informações sobre moda, passeios, viagens que já fiz e postar fotografias que me encantam. Coisas que não tem preço. Quando faço pesquisas, leio ou até mesmo sento para conversar com amigos, familiares e inclusive estranhos, são momentos para compartilhar o que há de melhor: gente. É assim que aprendo.” (Shirley Dias).
Vivemos na geração Y ou também conhecidos como a geração Millenials. São grupos familiarizados com os meios de comunicação, mídias sociais e tecnologias. A geração que cresceu com o desenvolvimento dos computadores e celulares. A geração da internet, do compartilhar, das curtidas.
Os designers de moda, normalmente preferem começar suas carreiras divulgando seus trabalhos em meios de comunicação de massa tornando uma vantagem competitiva a partir do compartilhar de ideias, desenhos, coleções, e visões.
A cada dia procura mostrar a capacidade profissional e a liberdade de expressão artística através do vestuário. Ser blogueira é buscar inovações e novidades. A vantagem do blog são os seus atributos para o sucesso e a difusão dessa chamada ferramenta de auto expressão (Dias, 2013).
TREPTOW, Doris. Inventando Moda: Planejamento de Coleção. 5º ed. São Paulo, 2013. 24/25p
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Shirley Dias
Formação:
Tecnóloga em Vestuário,
Produtora de Moda: Planejamentos de editorial ou desfiles de moda.
Produtora de Moda at Freelancer at colunista
Administradora de blog at Menina style
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93