Profissões de Moda - Parte 2.

Moda e Design

25/09/2015

Trabalhar no mundo fashion é o sonho de muita gente, mas muitas pessoas ainda não sabem qual caminho seguir dentro desse universo tão cheio de opções. Por isso o trouxemos mais 5 profissões de moda para você conhecer a que mais se encaixa com o seu perfil.

Visual Merchandising: é o profissional que trabalha o ambiente no ponto de venda, ele cria identidade através do design e da decoração. Cuida da forma como os produtos serão expostos no pdv e nas vitrinas. Seu foco é criar uma comunicação com o publico alvo e com isso seduzir, atrair o cliente e induzi-lo a compra.

Assistente de estilo: é o profissional que trabalha lado a lado com o estilista, auxiliando na criação de uma coleção, na negociação com os fornecedores e desenvolvendo pesquisas de conceito e estilo, de aviamentos, estampas, tecidos, entre outros. Ele também faz o desenho técnico das peças da coleção e ajuda a conhecer e descobrir novos aviamentos.

Jornalista de Moda: é o profissional que atua dentre muitas vertentes, como repórter, produtor jornalístico, editor de moda, crítico de moda. Pode também atuar como assessor de imprensa para empresas de todos os elos da cadeia têxtil. É o profissional que faz a ponte de informações entre a empresa que o contrata e a mídia, elaborando press releases, encaminhando peças de seus clientes para a produção de editoriais de moda, organizando entrevistas e fazendo a atendimento à imprensa em desfiles e eventos de moda”.

Fotógrafo de Moda: é o profissional que capta modelos para campanhas, catálogos, anúncios, e-commerce, etc. O fotógrafo de moda tem de estar preparado para atuar tanto nos estúdios, quanto nas paisagens externas. Tem que ter domínio sobre técnicas de luz interna e externe e, principalmente, tem que saber coordenar bem as modelos e saber interagir com elas para clicar as poses corretas.

Comprador de Moda: É ele o responsável por administrar o orçamento e escolher o mix de grifes que vão estar à venda. A função requer planejamento financeiro, muita organização e um olhar apuradíssimo para descobrir novos talentos que vão agradar às clientes e diferenciar a marca. O comprador também atua dentro de confecções, fazendo as encomendas de tecidos, aviamentos e acessórios de acordo com a demanda da marca. Ele é um grande elo entre a empresa e o consumidor e um dos maiores responsáveis pelo sucesso comercial de uma coleção

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Jennifer de Figueiredo Onodera

por Jennifer de Figueiredo Onodera

Jennifer Onodera, não me defino por profissão, pois quando se fala de moda faço um pouco de tudo. Minha vida é ler, estudar e entender cada vez mais este universo tão atrativo que é o da moda. Administro o blog e página Moda Permitida e publico meus textos em outros sites também. Meu maior objetivo hoje, é conquistar meu espaço no mercado da moda e compartilhar meus pensamentos e experiências.

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