25/07/2012
A classificação do estado nutricional pode ser realizada por meio de índices antropométricos. O índice é a combinação entre duas medidas antropométricas ( por exemplo, peso e altura) ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica (por exemplo peso por idade ou altura por idade).
        Neste ano foi realizado, durante os meses de março e abril a 1º Avaliação Nutricional de todas as crianças da rede municipal. Para a realização deste evento, contei com o apoio do Departamento de Esporte do município que emprestou a balança para a pesagem e o estadiômetro para mensura dos alunos. Os pais foram avisados de que em uma data pré estabelecida, aconteceria na escola a pesagem dos alunos e, por isso estaríamos solicitando a autorização para a ocorrência deste evento com o seu filho (a).
        Feito isso, e com todas as autorizações já recolhidas, foi marcado a data da realização do evento. 
        Neste evento, houve o preenchimento de uma ficha individual, onde continha:
        
        Nome da Escola; 
        Nome do aluno; 
        Data de nascimento; 
        Idade do aluno em anos e meses; 
        Sexo; 
        Peso do aluno; 
        Altura do aluno; 
        Circunferência de braço (CB); 
        Circunferência de abdômen; 
        IMC; 
        Diagnóstico nutricional 
        Para realizar o diagnóstico nutricional, foi utilizada a tabela de peso e estatura (percentil 50) utilizando como referência o NCHS 77/8 para gênero masculino e feminino, para meninos até 13 anos e meninas até 14 anos. Passado dessa idade, foi utilizado o IMC (Índice de Massa Corporal). 
        Para as crianças utilizamos como variáveis para tabulação: 
        Peso por idade – P/I em percentis para avaliação do estado nutricional de crianças. O peso por idade expressa a relação entre a massa corporal e a idade cronológica da criança. É o índice utilizado para a avaliação do estado nutricional, principalmente para caracterização do baixo peso; 
        
Peso por altura – P/A em percentis para avaliação do estado nutricional de crianças. Esse índice dispensa a informação da idade; expressa a harmonia entre as dimensões de massa corporal e altura. É utilizado tanto para identificar o emagrecimento da criança, como o excesso de peso; 
        
Altura por idade – A/I em percentis para avaliar o estado nutricional da criança. O indicador de altura por idade expressa o crescimento linear de crianças e corresponde ao dado que melhor representa o efeito cumulativo de situações adversas sobre o crescimento da criança. É considerável o índice mais sensível para aferir a qualidade de vida da população. 
        
Para os adolescentes, isto é, indivíduos com idade superior a 10 anos e inferior a 20 anos, a classificação do estado nutricional é realizada a partir da identificação do percentil de IMC por idade.
        Depois de todos os alunos avaliados, foi gerado um gráfico para cada escola indicando o perfil de seus alunos no primeiro semestre. Nesse gráfico foi demonstrado os alunos que apresentavam Baixo Peso, Eutrofia e Sobrepeso em porcentagem, assim como o número oficial de crianças nos diferentes estados nutricionais avaliados (Ver Anexo 4). Esse gráfico ficou anexado no mural das escolas. 
        
        De uma maneira geral, o município apresentou no 1º Semestre: 
        Baixo Peso: 9,81% = 212 Crianças 
        Eutrofia: 70% = 1523 Crianças Total de 2161 Crianças Avaliadas 
        Sobrepeso: 19,71% = 426 Criança 
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Nutricionista, graduada pela UNIBAN, pós graduanda em Obesidade e Emagrecimento, Gestao Pública e Saúde Coletiva. Mestranda em Ciências da Saúde pala USF.
                        UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93