O jaleco branco recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como item de proteção individual pelos profissionais e estudantes da área, pode ser fonte de contaminação e não proteção. O uso indadequado pode causar sérios danos relacionados a manipulação no trabalho.
Para evitar doenças como infecções alimentares, é preciso atenção.São necessárias campanhas educativas no sentido de orientar os profissionais de saúde sobre o uso desse uniforme.
O jaleco, sendo um EPI (Equipamento de proteção individual), deve ser utilizado sempre: limpo, passado, trocado diariamente, não sair com jalecos para fora do ambiente de trabalho destinados ao uso no local, passando por outros ambientes, onde também facilita a contaminação.
Ao fim do período em que trabalha, esse jaleco deve ser retirado e seu destino é unico: higienização completa.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Michelle Maria Koltermann
Graduada em Nutrição no ano de 2001.
Gestora em EAD pelo Portal da Educação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93