Hortaliças Frescas
a) Preparar as hortaliças o mais próximo possível da hora de cozinhá-las.
b) Preparar as hortaliças inteiras ou subdividi-las o menos possível para preservá-las de perdas vitamínicas e minerais.
c) Cozinhar as hortaliças com casca, sempre que houver indicação.
d) Cozinhar as hortaliças o mais próximo possível da hora de servi-las.
e) Cozinhar as hortaliças em porções pequenas, preferindo repetir a operação para vegetais recém-cozidos a cada 15 ou 20 minutos, quando o serviço de refeições se estende por tempo mais prolongado.
f) Cozinhar as hortaliças em quantidade pequena de água com sal (2 colheres das de café por litro): água apenas cobrir o vegetal. Escorre-la antes de colocá-la na panela.
g) Nunca adicionar bicarbonato de sódio ao meio de cocção.
h) Observar o ‘’ponto’’ de cocção para cada hortaliça, devendo ficar apenas tenra, abrandada, sem desintegrar-se. É importante conservar a forma, por motivos estéticos e para redução de perdas nutritivas.
i) Consultar a tabela de tempo de cocção de hortaliças como orientação, porém as cifras preestabelecidas podem variar de acordo com a idade, tamanho dos pedaços usados do vegetal, quantidade de água, quantidade total de preparação e tamanho do utensílio empregado para a cocção.
j) Colocar as hortaliças na água já em ebulição para encurtar o tempo de cocção.
k) Cozinhar vegetais folhosos de folha dura em panela destampada, em bastante água em ebulição e curto tempo de cocção, para conservar a cor verde.
l) Colocar os folhosos de folhas novas e tenras com um mínimo de água, em panela abafada, para cozinhar rapidamente, sem prejudicar a cor.
m) Cozinhar hortaliças de sabor forte – repolho, couve-flor, nabos etc. – em panela destampada e em quantidade maior de água. Cozinhá-las demais produz sabor indesejável e O vegetal fica com coloração escura.
n) Cozinhar couve-flor e brócolis com o talo voltado para baixo.
o) Cozinhar aspargos amarrados em molhos e colocados em panela alongada alta para submergir os talos e deixar as pontas para cima.
p) Colocar vinagre ou limão na água de cocção dos vegetais vermelhos (uma colher das de sopa para 1 litro de água), beterraba, repolho roxo.
q) Usar a água de cocção de hortaliças para sopas, molhos e ensopados.
r) As partes mais duras dos vegetais e aqueles que levam mais tempo para abrandar-se devem ser colocados primeiro na panela e depois os mais tenros, para obter-se uma cocção uniforme.
Hortaliças Congeladas
a) Não degelar as hortaliças antes de cozinhá-las, exceto a abóbora.
b) Seguir as instruções que acompanham o pacote de alimento congelado industrialmente.
c) As normas gerais de cocção são as mesmas que para as hortaliças frescas, apenas o tempo de cocção é mais curto porque hortaliças congeladas são escaldadas antes de serem empacotadas, além de se modificarem pelo processo de congelamento.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93