O papel do nutricionista em consultório

Entendimento do quadro clínico
Entendimento do quadro clínico

Nutrição

31/01/2013

Além da ética profissional, o nutricionista deve estar atento a vários outros pontos que determinam a fidelização de seus pacientes, assim como a indicação de novos pacientes pelos mesmos. São eles:

• Apresentação

Sempre que receber o paciente, ou até mesmo no agendamento da consulta, o nutricionista deve explicar ao paciente o que exatamente o nutricionista faz e questionar ao paciente de que forma ele acha que poderia ajudá-lo. Isto já irá abrir um espaço para uma boa comunicação posteriormente, pois o paciente se sentirá mais seguro diante do profissional.

• Clareza na comunicação

Sempre que conversar com o paciente deixe-o falar demasiadamente sobre ele e os motivos de estar em seu consultório, assim poderá reconhecer exatamente suas necessidades enquanto cliente e satisfazê-las ao ponto de superá-las. Seja claro em tudo que disser ao paciente, evite utilizar termos muito técnicos desconhecidos pela população em geral, ou, caso utilize, explique na sequência o que significa dentro do contexto do paciente e porque é importante que ele saiba.

Criatividade

A criatividade é determinante na adesão do paciente ao tratamento. Procure sempre trabalhar com atividades lúdicas de educação nutricional utilizando equipamentos e materiais que auxiliem na melhor visualização e mais perto da vida real do paciente, como alimentos em cera, talheres de servir e de comer, entre outros.

Liderança e argumentação

O paciente, ao procurar um profissional nutricionista, espera que ele lhe diga o que fazer para resolver seu problema; assim, lidere sempre a situação fazendo com que o paciente sinta-se convencido de que realmente vale a pena seguir suas orientações.

Habilidade analítica

Antes de começar qualquer explanação ao paciente, ouça tudo que ele tem para dizer e faça também com que ele fale, paralelamente analise as informações recebidas para que possa fazer uma correta argumentação de sua conduta.

Capacidade de concentração

O nutricionista precisa sempre estar atento aos detalhes que o paciente expressa e se concentrar no foco da consulta sem desviar com o paciente para outras questões pessoais, entre outros assuntos.

Proatividade

Sempre seja pró-ativo com seus pacientes, não espere que eles lhe procurem, vá até eles e mantenha sempre contanto, enviando, por exemplo, uma receita que ele poderá utilizar no cardápio prescrito. É importante que o profissional consiga em cada consulta desfragmentar o paciente e criar uma relação estreita entre nutricionista e paciente de forma a gerar credibilidade com relação ao seu trabalho.

Os pacientes têm características específicas que devem ser analisadas pelo nutricionista. São elas:

• Aspectos clínicos:

• Mensuráveis.

• Aspectos psíquicos e emocionais:

• Aspectos empíricos;

• Experiência de vida;

• Representações do mundo individual e geral;

• Fantasias;

• Afetividade;

• Relações familiares;

• Autoconhecimento.

Após esta análise o profissional consegue identificar o que o paciente busca que varia de paciente para paciente. Vejamos alguns pontos:

• Entendimento do quadro clínico;

• Solução clínica apresentada;

• Amparo para sentimentos de medo;

• Expectativas quanto ao prognóstico;

• Acolhimento.

Os pacientes vinculam a alimentação a algo que o hábito alimentar a eles representa como, por exemplo, conforto emocional, sociabilidade, afetividade, fases do desenvolvimento psicológico no caso das crianças e status social.

Existem algumas fases psicodinâmicas pelas quais o nutricionista pode passar durante o tratamento nutricional com o paciente. São elas: negação, boicote, raiva, barganha e aceitação.

Para estabelecer uma boa relação entre nutricionista e paciente é preciso usar de honestidade, ética profissional, responsabilidade técnica, comprometimento, valorização do ser humano, contribuição com a saúde individual e coletiva, estilo de vida individual, carisma e tomar cuidado com paternalismo e excesso de compreensão.

Outro ponto importante da postura no nutricionista em atendimento é a apresentação pessoal, ou seja, preocupar-se sempre com a vestimenta, acessórios, maquiagem, barba, bigode, perfume, tatuagens, piercing, corte e coloração de cabelos, entre outros. Nada deve chamar mais a atenção do paciente do que aquilo que o profissional estiver dizendo a ele.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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