Além da ética profissional, o nutricionista deve estar atento a vários outros pontos que determinam a fidelização de seus pacientes, assim como a indicação de novos pacientes pelos mesmos. São eles:
• Apresentação
Sempre que receber o paciente, ou até mesmo no agendamento da consulta, o nutricionista deve explicar ao paciente o que exatamente o nutricionista faz e questionar ao paciente de que forma ele acha que poderia ajudá-lo. Isto já irá abrir um espaço para uma boa comunicação posteriormente, pois o paciente se sentirá mais seguro diante do profissional.
• Clareza na comunicação
Sempre que conversar com o paciente deixe-o falar demasiadamente sobre ele e os motivos de estar em seu consultório, assim poderá reconhecer exatamente suas necessidades enquanto cliente e satisfazê-las ao ponto de superá-las. Seja claro em tudo que disser ao paciente, evite utilizar termos muito técnicos desconhecidos pela população em geral, ou, caso utilize, explique na sequência o que significa dentro do contexto do paciente e porque é importante que ele saiba.
• Criatividade
A criatividade é determinante na adesão do paciente ao tratamento. Procure sempre trabalhar com atividades lúdicas de educação nutricional utilizando equipamentos e materiais que auxiliem na melhor visualização e mais perto da vida real do paciente, como alimentos em cera, talheres de servir e de comer, entre outros.
• Liderança e argumentação
O paciente, ao procurar um profissional nutricionista, espera que ele lhe diga o que fazer para resolver seu problema; assim, lidere sempre a situação fazendo com que o paciente sinta-se convencido de que realmente vale a pena seguir suas orientações.
• Habilidade analítica
Antes de começar qualquer explanação ao paciente, ouça tudo que ele tem para dizer e faça também com que ele fale, paralelamente analise as informações recebidas para que possa fazer uma correta argumentação de sua conduta.
• Capacidade de concentração
O nutricionista precisa sempre estar atento aos detalhes que o paciente expressa e se concentrar no foco da consulta sem desviar com o paciente para outras questões pessoais, entre outros assuntos.
• Proatividade
Sempre seja pró-ativo com seus pacientes, não espere que eles lhe procurem, vá até eles e mantenha sempre contanto, enviando, por exemplo, uma receita que ele poderá utilizar no cardápio prescrito.
É importante que o profissional consiga em cada consulta desfragmentar o paciente e criar uma relação estreita entre nutricionista e paciente de forma a gerar credibilidade com relação ao seu trabalho.
Os pacientes têm características específicas que devem ser analisadas pelo nutricionista. São elas:
• Aspectos clínicos:
• Mensuráveis.
• Aspectos psíquicos e emocionais:
• Aspectos empíricos;
• Experiência de vida;
• Representações do mundo individual e geral;
• Fantasias;
• Afetividade;
• Relações familiares;
• Autoconhecimento.
Após esta análise o profissional consegue identificar o que o paciente busca que varia de paciente para paciente. Vejamos alguns pontos:
• Entendimento do quadro clínico;
• Solução clínica apresentada;
• Amparo para sentimentos de medo;
• Expectativas quanto ao prognóstico;
• Acolhimento.
Os pacientes vinculam a alimentação a algo que o hábito alimentar a eles representa como, por exemplo, conforto emocional, sociabilidade, afetividade, fases do desenvolvimento psicológico no caso das crianças e status social.
Existem algumas fases psicodinâmicas pelas quais o nutricionista pode passar durante o tratamento nutricional com o paciente. São elas: negação, boicote, raiva, barganha e aceitação.
Para estabelecer uma boa relação entre nutricionista e paciente é preciso usar de honestidade, ética profissional, responsabilidade técnica, comprometimento, valorização do ser humano, contribuição com a saúde individual e coletiva, estilo de vida individual, carisma e tomar cuidado com paternalismo e excesso de compreensão.
Outro ponto importante da postura no nutricionista em atendimento é a apresentação pessoal, ou seja, preocupar-se sempre com a vestimenta, acessórios, maquiagem, barba, bigode, perfume, tatuagens, piercing, corte e coloração de cabelos, entre outros. Nada deve chamar mais a atenção do paciente do que aquilo que o profissional estiver dizendo a ele.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93