Utilizando os indicadores de qualidade no atendimento clínico

Conhecimento do paciente sobre o papel do nutricionista
Conhecimento do paciente sobre o papel do nutricionista

Nutrição

31/01/2013

Por meio dos indicadores de qualidade e análise estatística do atendimento podemos obter informações importantes para medir o nível de qualidade do atendimento prestado e definir melhorias com base em dados estatísticos do consultório. Abaixo temos alguns indicadores que podem ser utilizados:

• Número de atendimentos realizados por períodos e seus respectivos crescimentos comparado ao período anterior;

• Percentual de atendimentos realizados em relação ao número de pacientes agendados, ou seja, a adesão dos pacientes as consultas;

• Percentual de pacientes agendados em relação à capacidade de agendamento do profissional, ou seja, o quanto a agenda está sendo preenchida;

• Índice de frequência de patologias dos pacientes.

Estes indicadores podem mostrar algumas vias de análise como se há número reduzido de atendimentos, se há demanda reduzida, se há um índice alto de faltas às consultas agendadas ou se os tipos de materiais educativos utilizados precisam de atualização e/ou diversificação.

A análise qualitativa é realizada por meio dos dados sobre a evolução do estado nutricional e controle do quadro clínico do paciente, sobre a verificação da adesão à dieta orientada e os motivos da não adesão, sobre o comportamento que revele aceitação pelo paciente quanto à consulta e quanto às orientações realizadas pelo nutricionista.

Estes dados permitem atuar diretamente do tratamento, nos motivos da não adesão ao tratamento com o objetivo de sensibilizar o paciente, chegar o mais próximo possível do mesmo para entender suas expectativas e determinar as condutas para atingi-las. Na análise estatística se obtém dados para determinar as estratégias técnicas do atendimento nutricional, mas também as estratégias de marketing para chegar à eficiência gerando fidelização do cliente.

Para melhor controle destes dados, o profissional pode utilizar uma planilha eletrônica de análise estatística e em cada uma das guias colocarem um item a ser analisado a cada paciente atendido, como por exemplo:
• Tipos de dietas orientadas;

• Tipos de patologias;

• Sexo e idade;

• Expectativas/motivos de procura pelo paciente;

• Qualidade do atendimento registrada nas pesquisas;

• Adesão ou não aos tratamentos;

• Conhecimento do paciente sobre o papel do nutricionista;

• Seguimento de dietas da moda;

• Orientações anteriores e tipo de profissional que realizou;

• Retorno/falta às consultas agendadas;

• Retorno de mídia.

Após cada atendimento realizado o nutricionista pode pedir ao paciente que responda a pesquisa de satisfação e posteriormente registre as informações na planilha eletrônica de análise estatística.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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