Uma nova proposta de gastronomia é a gastronomia molecular que une química e física à culinária na preparação de alimentos que não são exatamente o que parecem ser e isto se dá através dos fenômenos que acontecem durante o processo de preparação dos mesmos.
O surgimento dessa ideia se deu em laboratório através do cientista Hervé This no final dos anos 80. Isso porque ele queria conhecer como funcionava a dinâmica do ovo frito e a partir de matérias-primas naturais criou os ingredientes da cozinha molecular; essa é a nova onda no mundo e esta prática pode ser encontrada nos melhores restaurantes.
A cozinha molecular é a junção onde combinam ingredientes cuja composição molecular é semelhante transformando esses elementos em pratos excêntricos, reinventando a cozinha e nos oferecendo sensações inesperadas. Para oferecer degustações inusitadas, os chefs de cozinha se valem de fórmulas e equipamentos nas suas receitas e transformam em algo surpreendente e inovador.
Objetivos da Gastronomia Molecular:
Criação de uma Antropologia Culinária - exploração físico-química das "dicas" culinárias;
Introdução de Matemáticas Culinárias - modelar práticas culinárias visando aperfeiçoamentos;
Experimentação - introdução de instrumentos, métodos e ingredientes novos na cozinha doméstica ou de restaurante;
Inovação - criação de novos pratos, com base na análise de iguarias clássicas;
Divulgação - apresentação da ciência ao público, considerando as práticas culinárias.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93