21/08/2013
Uma alimentação adequada é essencial para atingir a performance esportiva ótima. Se a alimentação é deficiente em um determinado nutriente que é utilizado fundamentalmente para a produção de energia durante o exercício, a performance será prejudicada. Ou seja, se a dieta for equilibrada, sendo composta por alimentos variados, não acarretará em uma deficiência nutricional, que poderia vir a prejudicar a performance esportiva.
Os nutrientes estão envolvidos com os processos geradores de energia por meio de três funções básicas: alguns deles são utilizados como fonte de energia; outros regulam os processos através dos quais a energia é produzida no corpo; e promovem o crescimento e desenvolvimento dos tecidos corporais.
Eles podem ser agrupados em seis diferentes classes: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água. Geralmente, o carboidrato é utilizado como fonte de energia. A gordura fornece energia e também faz parte da estrutura da maioria das células. A proteína desempenha uma série de papéis, sendo necessária para: formação, crescimento e desenvolvimentos de tecidos corporais; formação de enzimas que regulam a produção de energia; e geração de energia, principalmente quando os estoques de carboidratos estão baixos. As vitaminas regulam os processos metabólicos trabalhando como enzimas. Muitos minerais também estão envolvidos com a regulação do metabolismo, mas alguns também contribuem com a formação da estrutura do nosso corpo como um todo (ex.: o cálcio e a vitamina D contribuem na constituição do tecido ósseo). Finalmente, a água compõe a maior parte do nosso peso corporal e ajuda a regular uma variedade de processos metabólicos.
Quem pratica atividade física e pode se valer de uma dieta equilibrada e ajustada ao seu treinamento, pode esta ser associada a produtos que possam vir a atender às necessidades complementares, ou seja, que a dieta convencional não foi capaz de suprir, terá maiores chances de chegar à vitória. Só não pode deixar de observar se a dieta, somada à utilização de determinadas substâncias, não irá colocar a saúde em risco.
Atualmente a suplementação nutricional tem sido apontada como um dos recursos para que se possa alcançar esse objetivo, sem os efeitos adversos de drogas. Além do desempenho, os suplementos também podem auxiliar na melhoria da saúde e da qualidade de vida. Além disso, na hora da escolha do melhor suplemento nutricional, temos que observar não só o custo benefício à saúde e/ou às finanças, o que também representa item importante dentro do nosso contexto social, mas se o mesmo apresenta efeito cientificamente comprovado.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Especialista em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional pela Universidade Gama Filho e em Docência em Nutrição pela Faculdade Unyleya. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente e membro do núcleo docente estruturante (NDE) da Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe (FARJ).
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93