O leite fermentado e as suas propriedades

Leites fermentados prometem regular o intestino
Leites fermentados prometem regular o intestino

Nutrição

28/10/2013

Provavelmente durante o intervalo de algum programa, você já viu a propaganda de leites fermentados que prometem regular o intestino, aumentarem a sua imunidade ou aumentarem a disposição para um longo dia de trabalho, bom se você já consumiu algo do tipo e sentiu uma diferença fique feliz, ao que parece os efeitos dos lactobacilos na disposição ou na imunidade não foram comprovados.

O leite fermentado é obtido através da fermentação láctea e no processo ocorre uma diminuição do seu pH e uma coagulação, ele é considerado uma alimento funcional já que seus lactobacilos, as bactérias do bem, serviriam para melhorar várias funções do corpo, mas de acordo com a EFSA (autoridade europeia para segurança alimentar) essas propriedades não foram comprovadas.

No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconhece a eficácia desses alimentos, mas não permite que se façam propagandas alardeando as propriedades como “regulação da flora intestinal”, ou que o leite fermentado “aumente as defesas naturais do corpo”. Pois faltam estudos científicos que comprovem esses efeitos.

Fonte: folha.com.br

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93