Benefícios do módulo de nutriente L-glutamina

Melhora a imunidade e o ganho de massa magra
Melhora a imunidade e o ganho de massa magra

Nutrição

29/11/2014

A glutamina é o aminoácido livre mais abundante que existe em nosso organismo, perfaz cerca de 60% do total. É um aminoácido não essencial, pois o nosso organismo está apto a sintetizá-lo. Atua como fonte de energia, controla o açúcar no sangue, melhora a função mental, regenera as células musculares e faz o controle entre o catabolismo e o anabolismo, melhorando o rendimento físico, além de ser um nutriente para reforçar o nosso sistema imune. Sendo responsável por tantas funções se torna muito importante e condicionalmente essencial em muitos casos.



Glutamina x Sistema imunológico
A glutamina tem se apresentado um aminoácido interessante nos estudos relacionados a deficiência imunológica, por ter a capacidade de interferir nas células do organismo como os macrófagos, linfócitos e demais células de defesa reforçando esse sistema. Além desse beneficio, a Glutamina pode melhorar a cicatrização da pele, queimaduras, feridas, ou outras condições catabólicas como câncer e HIV onde o consumo de glutamina excede a capacidade de síntese corporal.



Glutamina X Rendimento físico
A Glutamina tem um importante papel em nosso metabolismo, sendo um nutriente que ajuda a melhorar o rendimento físico e o ganho de massa muscular. Esse aminoácido beneficia o transporte de proteínas para todo o tecido do nosso corpo. Para pessoas, praticantes de exercícios intensos, exaustivo e ou prolongado, deve se fazer a suplementação com a glutamina, a fim de manter o equilíbrio entre a síntese e a disponibilidade de glutamina plasmática. No mais, esses tipos de exercícios podem levar a muitas lesões e inflamações que podem ser evitadas com a suplementação.



Suplementação de Glutamina
A orientação para a suplementação da Glutamina varia conforme orientação médica, nutricional ou por peso corporal ou particularidade individual. O recomendado é uma dose de 10-15g durante o dia, sendo que o melhor horário para consumo é pela manhã, ao acordar, e/ou logo após a atividade física.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Débora Maria Moreno Luzia

por Débora Maria Moreno Luzia

Profa. Dra. Débora Maria Moreno Luzia Nutricionista, Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos pela UNESP. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em frituras e em processamento de frutas para obtenção de antioxidantes naturais. Atualmente é coordenadora e docente do Curso de Nutrição da União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privado - UNIESP, campus Faculdade Frutal e docente do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, campus de Frutal.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93