Os princípios higiênicos para manter a qualidade dos alimentos
Os alimentos crus podem estar contaminados com microrganismos perigosos.
Nutrição
14/04/2015
Mantenha a limpeza
Os microrganismos perigosos, que causam doenças transmitidas por alimentos, podem ser encontrados na terra, na água, nos animais e nas pessoas.
Os microrganismos são transportados de uma parte para outra por meio das mãos e dos utensílios, assim como das roupas, dos panos, das esponjas e quaisquer outros elementos que não lavados de maneira adequada, cujo leve contato poderá contaminar os alimentos.
É de extrema importância a higiene pessoal antes de manipular os alimentos.
Separe alimentos crus e cozidos: Os alimentos crus, especialmente carne, frango e pescado, podem estar contaminados com microrganismos perigosos, existindo a possibilidade de contaminar outros alimentos, como comidas cozidas ou prontas, no preparo da refeição ou durante a sua conservação. É a chamada contaminação cruzada.
Higienizar corretamente as hortaliças e frutas: Lavar as hortaliças e frutas embaixo de água corrente; As hortaliças ou legumes, que serão ingeridos crus, devem ser colocados em solução de hipoclorito de sódio como forma de segurança para eliminar os microrganismos; As frutas consumidas com casca também devem ser colocadas na solução. Seguir as recomendações do fabricante do produto para a quantidade a ser utilizada.
Cozinhe completamente os alimentos: O cozimento correto dos alimentos mata quase todos os microrganismos perigosos. Cozinhar os alimentos de maneira que a temperatura externa e interna chegue a 70ºC, o que garantirá a segurança para consumo. Existem alimentos, como pedaços grandes de carne, frangos inteiros ou carne moída, que requerem um especial controle da cocção. O reaquecimento adequado elimina microrganismos que possam ter se desenvolvido durante a conservação dos alimentos.
Mantenha os alimentos em temperaturas seguras: Alguns microrganismos multiplicam-se rapidamente, se o alimento é conservado à temperatura ambiente. Abaixo de 5ºC e acima de 60°C, o crescimento microbiano faz-se de forma lenta ou deixa de acontecer. Alguns microrganismos patogênicos, porém, podem crescer em temperaturas abaixo de 5ºC.
Usar água e matérias-primas seguras: As matérias-primas, incluindo a água, podem conter microrganismos e produtos químicos prejudiciais à saúde. É necessário ter cuidado na seleção de produtos crus e verificar sempre a procedência, a qualidade, a data de produção e validade. Tomar medidas preventivas reduz riscos, como lavar e descascar os legumes. Devemos usar água tratada ou fervida e filtrada, para beber e para preparar refeições, café, chá, sucos, etc.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93