O aproveitamento integral dos alimentos visa aproveitar partes dos alimentos que, por preconceito ou falta de informação, são desprezadas. As partes dos alimentos que podem ser aproveitadas são folhas, talos, cascas de frutas e vegetais. Essas partes contem grande quantidade de nutrientes assim como o alimento. A alimentação integral possui como princípio básico a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, com o objetivo de reduzir custo, evitar desperdício, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado.
Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:
• Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;
COMPRAR BEM OS ALIMENTOS: preferir legumes, hortaliças e frutas da época.
CONSERVAR BEM OS ALIMENTOS: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.
PREPARAR BEM OS ALIMENTOS: lavar muito bem os alimentos antes de utiliza-los, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Tiffany Prokopp Hautrive
Nutricionista- UNIFRA (2007), Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é Nutricionista de um Hospital Militar e Docente de Cursos de Pós-graduação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93