Home > Nutrição
> Artigos>Informação
>
Alterações causadas em função do envelhecimento que comprometem a saúde do idoso
Alterações causadas em função do envelhecimento que comprometem a saúde do idoso
No envelhecimento ocorre aumento da gordura corporal
Nutrição
13/05/2015
No envelhecimento ocorre aumento da gordura corporal e a perda da massa magra é progressiva. Diversas funções orgânicas são modificadas com a diminuição da massa magra como função pulmonar, diminuição da imunidade, perda da independência relacionada à perda da força motora. Algumas alterações fisiológicas que influenciam o estado nutricional:
Sensorial: as alterações do paladar, visão, odor, audição e tato diminuem em proporções individualizadas. Uma vez que as estimulações do paladar e odor induzem mudanças metabólicas, tais como secreções salivares, de ácido gástrico e pancreático, assim como aumentam os níveis plasmáticos de insulina, a estimulação sensorial diminuída pode prejudicar os processos metabólicos.
A visão prejudicada, perda da audição e da coordenação levam á diminuição da ingestão de alimentos, do reconhecimento alimentar e da habilidade alimentar.
Oral: ausência de salivação (xerostomia), afeta mais de 70% dos idosos, sendo a ingestão de nutrientes significativamente prejudicada.
Gastrointestinal: durante o processo de envelhecimento, mudanças que afetam o apetite e a habilidade para digerir e absorver alimentos ocorre no sistema gastrointestinal.
A motilidade gastrointestinal alterada e o tônus muscular diminuído podem ser resultados da constipação do idoso, além da ingestão inadequada de líquidos e inatividade.
Renal: A função renal pode estar diminuída em 50% em razão de certas condições crônicas e de diminuição da taxa de filtração glomerular.
Neurológicos: tanto pacientes portadores de doenças de Alzheimer como Mal de Parkinson apresentam um mau estado nutricional. Estudos relacionados a essas doenças verificaram perda de peso intensa e aumento de gasto energético. Isso se deve pelas dificuldades encontradas na aquisição, preparo e deglutição dos alimentos e pela maior demanda metabólica devido ao seu estado neuromuscular.
Imunocompetência: a função imunológica diminui com a idade o que resulta na diminuição da reação a infecções nos idosos.
Psicossocial: o isolamento social devido à depressão; desorganização e mudanças da rotina diária; função visual e físicas diminuídas; medo; saúde deficiente e estado socioeconômico baixo, levam a maioria dos idosos à inadequação alimentar e à ingestão energética diminuída.
Alguns fármacos provocam efeitos secundários os quais prejudicam a saúde nutricional do idoso. Os efeitos metabólicos e digestivos adversos, que alguns medicamentos de uso habitual em geriatria produzem, devem ser considerados na análise da ingestão de alimentos. Os mais frequentes são:
→ Tranquilizantes e psicofármacos: favorecem o relaxamento e diminuem a absorção intestinal;
→ Diuréticos e laxantes: ocasionam desidratação e depleção de eletrólitos como magnésio, potássio e zinco;
→ Antibióticos: alteram a absorção intestinal por destruição da flora. Provoca má absorção de carboidratos, vitamina B12, cálcio, ferro, magnésio e cobre, e inibem a síntese proteica;
→ Glicocorticoides: predispõem a gastrite, osteoporose (interferem na absorção do cálcio) e hiperglicemia.
Durante a terceira idade, ocorrem mudanças fisiológicas no organismo e também no metabolismo basal do idoso. Estes aspectos devem ser levados em consideração na seleção e na quantidade dos alimentos.
Sendo assim o idoso deve ser bem orientado quanto à escolha de alimentos, sejam eles in natura ou industrializados. Devem ter uma dieta rica em alimentos nutritivos, frescos e não processados que garantam a ingestão adequada de minerais.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Tiffany Prokopp Hautrive
Nutricionista- UNIFRA (2007), Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é Nutricionista de um Hospital Militar e Docente de Cursos de Pós-graduação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93