14/05/2009
Uma alimentação repleta de alimentos saudáveis e, rica em nutrientes é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Saber se alimentar é algo que muitos não dão importância, deixando de ingerir alimentos que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Porém, além da importância de se alimentar bem, as pessoas devem estar atentas à higiene dos alimentos, pois, quando não são higienizados corretamente podem levar o indivíduo a contrair doenças por meio da presença de micro-organismos patogênicos.
Um estudo feito recentemente mostra que os estabelecimentos que fornecem alimentação têm como objetivo principal oferecer uma dieta equilibrada do ponto de vista nutricional. O trabalho analisou o princípio de que cozinhas de creches ou de instituições de ensino se parecem mais com cozinhas domésticas do que com cozinhas industriais; isso acaba dificultando a aplicação e cumprimento das normas de funcionamento exigidas pela legislação.
Diante disso, torna-se necessário analisar o risco de contaminação da alimentação, que permite detectar com maior exatidão onde é preciso agir, descobrindo qual etapa da produção interfere na segurança do alimento. No caso de algumas creches públicas e filantrópicas de São Paulo, a pesquisa revelou que as cozinhas desses lugares encontram-se em condições de funcionamento que oferecem riscos de contaminação à alimentação produzida pela instituição, onde os maiores fatores de risco de contaminação dos alimentos relaciona-se as ações dos manipuladores.
A nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, alerta: “A higiene é fundamental para prevenir a grande quantidade de doenças que possam ser transmitidas por meio dos alimentos, e que constitui um dos principais problemas de saúde pública. A preocupação dos estabelecimentos quanto a uma alimentação equilibrada e principalmente segura é um grande passo para que seja reduzido o número de casos de indivíduos que possam ter alguma infecção alimentar, aumentando o controle e qualidade dos procedimentos de preparo das refeições. A capacitação dos manipuladores é fundamental para garantir a segurança e qualidade desses alimentos, prevenindo e melhorando as condições higiênico-sanitárias, evitando ou reduzindo o risco de doenças de origem alimentar.”
Sendo assim, a correção das falhas no processamento de alimentos, assim como a adoção de medidas preventivas, é a melhor forma de controlar a qualidade alimentar. Além disso, é importante que os pais fiquem atentos à higiene do lugar onde deixam seus filhos, fiscalizando e cobrando isso dos responsáveis pelo local.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93