Doença celíaca: é preciso estar atento aos rótulos dos produtos

Os celíacos não devem ingerir pães, bolos, tortas, bolachas, pizzas, entre outros
Os celíacos não devem ingerir pães, bolos, tortas, bolachas, pizzas, entre outros

Nutrição

14/07/2009

É comum observar nas embalagens dos produtos industrializados a frase “contém glúten”. A lei que exige a descrição existe desde 2004 e foi aprovada para orientar quem sofre da doença celíaca, uma condição que prejudica o metabolismo dessa proteína encontrada no trigo, na cevada e na aveia.


Os celíacos não devem ingerir pães, bolos, tortas, bolachas, pizzas, salgadinhos, macarrão, carnes à milanesa, achocolatados, pudins, molhos prontos e pastéis, entre outros produtos.


Para o celíaco, o glúten agride as vilosidades do intestino (responsáveis pela absorção de nutrientes), causando diarreia crônica, flatulência, perda de peso, prisão de ventre, problemas de pele, fadiga e anemia. “Quando não tratada, a doença pode resultar em dermatite, menopausa precoce, infertilidade, abortos de repetição, fadiga persistente, alterações no esmalte do dente, osteoporose e câncer”, explica a especialista em nutrição clínica, Ana Cristina Thomé Ambrósio.


Ler os rótulos dos produtos é fundamental, mas, além disso, é preciso tomar cuidado com a maneira como os alimentos foram preparados. O glúten é o que dá elasticidade às massas, então muitas vezes os produtos aparentemente isentos contêm traços da proteína. Dessa forma, uma receita sem glúten não pode ser feita no mesmo ambiente em que houve a produção de pães, bolos ou tortas.


“É perfeitamente possível ter uma vida normal, porém o paciente precisa seguir as orientações da dieta sempre, já que essa é sua única opção de tratamento”, afirma Ambrósio. Além disso, a avaliação nutricional criteriosa é necessária para identificar as necessidades individuais para evitar possíveis deficiências.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93