Indigestão pode ser evitada

Caso as dores sejam frequentes, procure um médico
Caso as dores sejam frequentes, procure um médico

Nutrição

15/12/2009

Consumir excesso de alimentos sólidos ou líquidos ou sentir sintomas de algum problema estomacal específico pode originar desconforto gástrico acompanhado ou não de queimação, fermentação, náuseas e flatulências.

Caso a queixa seja frequente, é preciso que haja uma investigação clínica para descartar qualquer problema fisiológico, além de cuidados alimentares especiais.

A nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, explica que a indigestão pode ser causada pelo consumo excessivo de bebida alcoólica, determinados alimentos, como os picantes, medicações que possam irritar o estômago, estresse, dentre outros fatores.

“Portanto, caso os sintomas não passem, é necessário realizar um acompanhamento médico para verificar a origem do problema”, explica a nutricionista.

Portanto, evitar a indigestão requer alguns cuidados básicos como: não consumir líquidos durante as refeições; consumir de 1,5 a 2,0 litros de líquido no decorrer do dia, entre as principais refeições e lanches; evitar comer e deitar logo em seguida; evitar o fumo; entre outros.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93