Crianças obesas podem apresentar problemas cardiovasculares mais cedo

A Secretaria informou que outros problemas podem surgir
A Secretaria informou que outros problemas podem surgir

Nutrição

11/01/2010

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de São Paulo, crianças e adolescentes que apresentam quadro de obesidade podem adiantar em até 20 anos problemas relacionados ao coração. A recomendação é que crianças com histórico de doenças cardíacas na família devam fazer exames de colesterol a partir dos dois anos de idade.

A Secretaria também informou que outros problemas podem surgir em decorrência do aumento da pressão arterial. A aterosclerose seria um deles, ela causa o envelhecimento natural de vasos e artérias do organismo.

O educador físico e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, alerta que os pais acabam por se acomodar com a situação dos seus filhos, deixando em segundo plano a forma como estes se alimentam. “Tem quem acredite que obesidade é sinônimo de saúde”, diz Diesi.

“Procurar a orientação de médicos, nutricionistas e professores de educação física seria um importante passo para melhorar a saúde das crianças com excesso de peso”, ressalta o tutor.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93