18/01/2016
O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo próprio organismo, é responsável por diversas funções no organismo, dentre elas a formação de membrana das diversas células que compõem o organismo, a formação de bile, uma substancia responsável pela digestão de gorduras, síntese de hormônios do tipo esteróide, dentre eles os hormônios sexuais, além de ser precursor da vitamina D, essencial na saúde óssea e desempenhar papel importante nos tecidos nervosos, dentre outras, no organismo o colesterol é transportado em associação com um proteína ganhando assim o nome de lipoproteína.
De um modo geral e para fins didáticos, convencionou-se dividir o colesterol em "bom" e "ruim", conforme a densidade da lipoproteína.
Por colesterol "bom", classificou-se as lipoproteínas de alta densidade, chamadas de HDL, e responsáveis pelo transporte de colesterol dos tecidos, artérias e veias para o fígado, onde é eliminado.
Por colesterol "ruim", classificou-se as lipoproteínas de baixa densidade, chamadas de VLDL e LDL, responsáveis pelo transporte de colesterol do fígado para os tecidos do corpo, em excesso esse tipo de colesterol tem potencial para acumular-se nas veias e artérias e causa obstrução destas e dificultando a circulação sanguínea, levando a aterosclerose (acúmulo de gorduras nas veias e artérias) e podendo evoluir para quadros mais complexos como doença arterial coronariana, infarto e outras complicações vasculares.
O colesterol na dieta é encontrado em gorduras animais, como ovos, leite e derivados, carne vermelha, camarão, pele de aves e vísceras e outros.
Em 2013, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), postulou em sua I Diretriz sobre Gorduras e Saúde Cardiovascular, que para a população geral, visando o controle dos altos níveis de colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, deve ser consumir menos que 300 mg desse composto na dieta e menor que 200 mg para indivíduos que já apresente níveis elevados de colesterol, segundo a Organização Mundial da Saúde.
A SBC, recomenda para redução do colesterol o consumo de grão integrais, vegetais, legumes, frutas, cortes de peixe e frango magro e sem pele, leite e iogurte desnatados, clara de ovos e preparo dos alimentos cozido, grelhados e/ou a vapor. Recomenda-se também a redução no consumo de pães doces, bolos e tortas, sorvetes, salsicha, salame, toucinho, costela e vísceras, manteiga, margarina, gordura de porco e trans e alimentos preparados fritos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Nutricionista, pós-graduando em Nutrição Clínica e Esportiva (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), graduado em Nutrição pelas Faculdades INTA (2016), possui aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/UNASUS) (2016) Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1905821336418283
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93