Frutas, verduras e legumes reduzem risco de ataque cardíaco

O consumo desses alimentos e a prática de atividades físicas melhoram a saúde do cora
O consumo desses alimentos e a prática de atividades físicas melhoram a saúde do cora

Nutrição

20/05/2009

O consumo diário de frutas, verduras e legumes diminui o risco de ataque cardíaco e, baseando-se nisso, o estudo Interheart foi desenvolvido para avaliar a importância dos fatores de risco para a doença coronariana ao redor do mundo.

O trabalho envolveu 262 centros, em 52 países dos cinco continentes, onde pacientes com ataque cardíaco, nas primeiras 24 horas, foram comparados com outros (hospitalares e comunitários) chamados de grupo de controle.

Os fatores ligados a um risco menor de ataque cardíaco foram: consumo diário de frutas, verduras e legumes (pelo menos seis porções diárias), além da prática de atividades físicas e ingestão moderada de álcool.

“O consumo insuficiente de frutas e hortaliças aumenta o risco de doenças crônicas não-transmissíveis, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer. No entanto, muitos estudos mostram que o consumo de nutrientes que são abundantes em frutas e vegetais, tais como os antioxidantes e o ácido fólico, tem sido relacionado a uma menor incidência de doença cardiovascular (DCV)”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação.

Em contrapartida, os fatores associados a um risco maior de infarto no miocárdio (ataque cardíaco) foram: anormalidades do colesterol em 3,25 vezes; tabagismo em 2,87 vezes; diabete mellitus em 2,37 vezes; hipertensão arterial em 1,91 vezes; obesidade em 1,62 vezes e fatores psicossociais, como estresse e depressão, em 2,67 vezes.

Saiba como ingerir as frutas, verduras e legumes para reduzir o risco de ataques cardíacos:

Consuma diariamente três porções de frutas. Um pedaço equivale a 70 calorias, que pode ser consumido da seguinte forma: 1 fatia de abacaxi; 3 unidades de ameixa-preta seca; 1 unidade de banana-prata; 1 unidade de caqui; ½ unidade de goiaba; 1 unidade de laranja-pera; 1 unidade de maçã; ½ unidade de mamão papaia; 2 fatias de melancia; ½ xícara de chá de salada de frutas; ½ copo de suco de laranja (puro); 1 unidade de tangerina (mexerica); e 20 unidades de uva.

Quanto ao consumo de verduras e legumes, uma porção é equivalente a: 1 e ½ colher de sopa de abóbora; 15 folhas de alface; 2 colheres de sopa de beterraba crua ralada; 4 e ½ colheres de sopa de brócolis cozido; 2 colheres de sopa de cenoura crua picada; 4 colheres de sopa de pepino picado; 15 folhas de rúcula e 4 fatias de tomate comum.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93