Doença periodontal durante a gestação pode afetar o feto

Odontologia

01/01/2008

Doenças periodontais em mulheres grávidas aumentam significativamente o risco de prematuridade do feto e de baixo peso ao nascer, concluiu estudo realizado por pesquisadores da University of Aarhus, Dinamarca.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores analisaram cinco estudos. Neles, foi verificado que as mães com doença periodontal tiveram um risco ajustado, 4,28 vezes maior para o nascimento pré-termo, se comparadas com gestantes sem este tipo de problema bucal.

O novo artigo de revisão foi publicado no último número da revista especializada Evidence-Based Dentistry e mostrou que, embora seja importante promover uma boa higiene oral durante visitas de pré-natal rotineiras, não há nenhuma evidência convincente nos estudos casos-controlados e prospectivos existentes de que o tratamento da doença periodontal reduziria o risco de nascimento pré-termo.

Conseqüentemente, grandes experimentações clínicas, randomizadas e placebo-controladas são ainda necessárias.



Fonte: Bibliomed

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93