01/01/2008
Quando existe um movimento involuntário, incontrolável dos músculos da mastigação com esfregamento dentário, dizemos que o indivíduo apresenta bruxismo. Atinge homens e mulheres, adultos e crianças na mesma proporção. Os movimentos mais intensos acontecem no período noturno, mas ocorrem também durante o dia. Pode se manifestar como um esfregamento da superfície da oclusão quando a pessoa range os dentes ou existir apenas um apertamento das arcadas dentárias. Muita gente atribui este processo a problemas emocionais, mas como explicar o bruxismo em pessoas absolutamente tranqüilas?
CONSEQUÊNCIAS:
Quando as pessoas rangem os dentes, alem da possibilidade de atrapalhar o sono de outras por causa do barulho, dependendo do tipo de dentição poderá ocorrer um desgaste excessivo do esmalte dentário. Um desgaste em determinadas áreas é considerado fisiológico e benéfico para o desenvolvimento dos ossos, mas o desgaste exagerado prejudica os dentes e danifica os tecidos em volta dele. Dependendo da constituição física da pessoa pode danificar também as articulações, principalmente a ATM.
Se o bruxismo for do tipo apertamento, além da pressão sobre os dentes haverá uma sobrecarga na musculatura que desenvolverá áreas hipersensíveis podendo se tornar uma possível causa da Dor de Cabeça.
CAUSAS DO BRUXISMO
Os distúrbios emocionais intensificam o descontrole muscular, mas não é a causa de bruxismos nem em crianças nem em adultos. Nossa hipótese se baseia no fato de que a ATM é a articulação mais importante do corpo humano bem como a musculatura associada. Como a articulação não pode ficar imóvel, sob o risco de sofrer um processo de enrijecimento – anquilose – e a musculatura da mastigação não podem encurtar nem perder seu tamanho acreditamos que a movimentação seja um meio de defesa do organismo. Todas as vezes que fazemos uma boca funcionar corretamente, em crianças ou adultos, com aparelhos ortopédicos ou apenas com fisioterapia aplicada conseguimos eliminar o bruxismo. O fator psicológico apenas torna o processo mais agressivo e também precisa ser controlado.
COMO TRATAR?
Um exame clínico correto vai indicar as possíveis causas do bruxismo. O tratamento vai desde uma simples orientação mastigatória com fisioterapia aplicada, até a necessidade de pequenos ajustes na oclusão removendo ou acrescentando material sobre os dentes, ou ainda com o uso de aparelhos ortopédicos funcionais. A utilização de placas protetoras noturnas apenas impede um desgaste excessivo do esmalte dentário, porem modifica a altura da oclusão durante o período de uso. Durante o dia, sem a placa, a boca oclui em altura diferente podendo levar a uma desorganização do controle muscular.
http://www.rse.com.br/bruxismo.htm#
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93