Farmacologia no paciente idoso

O quadro clínico geral do paciente deve ser sempre considerado
O quadro clínico geral do paciente deve ser sempre considerado

Odontologia

13/02/2013

O aumento na expectativa de vida da população trouxe um desafio aos sistemas de saúde, uma vez que a população idosa apresenta, na maioria das vezes, uma ou mais doenças crônicas que requerem o uso de medicação diária.  Dessa forma, o risco de ocorrer as chamadas interações medicamentosas indesejáveis entre as drogas de uso odontológico e as que o paciente usa de forma contínua devem ser evitadas.

Mesmo um paciente idoso sistemicamente saudável que se apresenta ao consultório para tratamento odontológico, possui alterações fisiológicas importantes decorrentes do envelhecimento que devem ser estudadas cuidadosamente.

No caso do idoso, as alterações relacionadas às funções orgânicas e à presença de patologias tornam mais difícil o estabelecimento do regime terapêutico ideal já que a absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos medicamentos são menos previsíveis.

Os idosos apresentam, em média, uma diminuição do volume de plasma e dos líquidos corporais em torno de 8% e 17%, respectivamente, e possuem a massa muscular corporal diminuída, com cerca de 35% de tecido gorduroso aumentado. Tudo isso modifica as propriedades farmacocinéticas dos medicamentos nesses pacientes, principalmente em relação aos processos de distribuição e excreção.

Da mesma forma, uma redução no número de proteínas plasmáticas contribui para que uma maior quantidade de medicamento fique na forma livre circulante, podendo tornar-se um fator de sobredose e toxicidade.

Pode-se concluir que a prescrição correta é de grande importância quando do tratamento do idoso:

a) o quadro clínico geral do paciente deve ser sempre considerado;

b) o número total de fármacos a serem administradas deve ser minimizado;

c) o tratamento deve sempre ser iniciado com doses mais baixas e adequadas conforme a resposta do paciente;

d) o uso de medicamentos impróprios deve ser sempre evitado;

e) o paciente idoso deve ser constantemente monitorado.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93