Uso de medicamentos em idosos: analgésicos e anti-inflamatórios

O processo inflamatório é um dos mecanismos de defesa do nosso organismo
O processo inflamatório é um dos mecanismos de defesa do nosso organismo

Odontologia

14/02/2013

O uso de medicamentos para a prevenção e controle da dor inflamatória aguda, de origem dental, em idosos, não difere do indicado aos pacientes mais jovens, destacando-se apenas que o idoso normalmente necessita de doses menores de analgésicos por apresentar diminuição na percepção à dor.

O processo inflamatório representa um dos mecanismos de defesa do nosso organismo. A inflamação pode ser definida como a reação do tecido vivo a uma agressão local, ocorrendo envolvimento celular, aumento da permeabilidade vascular e acúmulo de líquidos. Esta inflamação, geralmente aguda, é a resposta inicial ao agressor e pode tornar-se desconfortável para o paciente devido ao edema e a dor.

Na intenção de minimizar os sinais e sintomas do processo inflamatório, o profissional da saúde pode fazer o uso de analgésicos e anti-inflamatórios na intervenção da doença ou no pré ou pós-operatório. Estes são os anti-inflamatórios asteroidais ou os anti-inflamatórios não asteroidais (AINES).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93