A Dentina

A proteína é o o colágeno
A proteína é o o colágeno

Odontologia

21/02/2013

A dentina é um tecido conjuntivo especializado que forma a maior parte do dente e suporta o esmalte e compensa a sua fragilidade. Seu principal componente orgânico é uma proteína: o colágeno. É permeada por túbulos agrupados, que atravessam sua espessura total.

A dentina possui prolongamentos citoplasmáticos, originados pelos odontoblastos. Os corpos celulares dos odontoblastos estão alinhados ao longo da borda interna da dentina, onde formam o limite periférico da polpa dentária. Dessa forma a dentina é um tecido sensível e com capacidade de regeneração (TEN CATE, 2000).

Polpa

A câmara pulpar central envolvida pela dentina é preenchida por tecido conjuntivo frouxo, chamado polpa. São funções clássicas da polpa: (1) formativa, produz a dentina que a circunda; (2) nutritiva, nutre a dentina avascular; (3) protetora, contém os nervos que dão sensibilidade à dentina, e (4) reparadora, é capaz de produzir nova dentina, quando solicitada (TEN CATE, 2000).


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93