São aparelhos protéticos fixos. Ao contrário das próteses removíveis que podem ser retiradas e limpas diariamente, as coroas estão cimentadas em dentes ou implantes existentes e só podem ser removidas pelo dentista. É o nome que se dá a uma prótese que visa substituir a coroa de um dente natural que foi prejudicada em sua estrutura e em sua beleza.
A coroa é utilizada para cobrir inteiramente ou somente uma parte da coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente prejudicado, a coroa pode ser utilizada para melhorar sua aparência e o formato ou alinhamento dos dentes no arco. Ela também pode ser colocada sobre um implante, dando-lhe o formato e estrutura parecidos com a do dente natural, a fim de que este possa desempenhar suas funções.
Em primeiro lugar há a necessidade de afinar (desgastar) o dente para confeccionar uma coroa, logo após isso é que se obtém espaço suficiente para a confecção de uma coroa semelhante à forma e ao tamanho de um dente natural. Os tipos de materiais utilizados são resina acrílica e porcelanas. Para uma maior resistência, podemos utilizar estruturas internas de metal (ligas de ouro ou ligas alternativas).
A resina (maior desgaste e, com o tempo, a alteração da cor também é maior), é um material de manuseio mais simples que a porcelana (maior dureza e estabilidade de cor e supre melhor o quesito estético). A coroa artificial, quando bem realizada, corre os mesmos riscos que os dos dentes naturais, estando exposta aos mesmos acidentes. Os cuidados devem ser iguais aos tomados com os dentes naturais.
Sempre que possível deve-se evitar o tratamento de canal, mas se for necessário tratar o canal de um dente que irá receber uma coroa, é necessário que, dentro do canal tratado, seja instalado um pino metálico, a fim de aumentar a resistência do dente para reter a coroa artificial. Enquanto a prótese é confeccionada no laboratório, o que se usa sobre o dente desgastado são as coroas provisórias de acrílico, que são executadas imediatamente e colocadas sobre o dente desgastado, suprindo as necessidades estéticas e funcionais, depois ela será removida e substituída pela chamada definitiva.
Assim que a coroa é fixada ao dente, o próprio encaixe sobre o dente desgastado já se torna uma forma de retenção, que será melhorada com agentes cimentantes específicos que, além de aumentarem a retenção, irão promover o vedamento. O escurecimento próximo à gengiva geralmente é causado pela transparência dos tecidos gengivais que, por serem finos, mostram a sombra de uma raiz escurecida. Em outras vezes é a própria cinta de metal que, por falha técnica, faz um afastamento gengival expondo a área da emenda entre a coroa artificial e o dente.
A porcelana ou a cerâmica das coroas podem combinar com a cor natural dos dentes, já outros materiais que incluem ouro e ligas metálicas, acrílica e cerâmica, geralmente mais fortes do que a porcelana podem ser indicadas para os dentes posteriores.
Função das coroas:
- Usada para cobrir total ou parcialmente o dente por restaurar;
- Fortalecer o dente que foi restaurado;
- Melhorar a aparência, forma ou alinhamento;
- Substituta no topo de um implante para melhorar a aparência natural do dente na sua forma e estrutura;
Recomendação para o uso de uma coroa:
- Substituir uma restauração muito extensa onde não resta quase nenhum dente;
- Proteger um dente mais fraco de fraturas;
- Restaurar um dente fraturado;
- Servir de pilar a uma ponte;
- Cobrir um implante dentário;
- Cobrir um dente descolorado ou com uma forma menos perfeita;
- Cobrir um dente com um tratamento endodôntico.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93