A exodontia do dente do siso não deve afetar a mordida
Odontologia
11/02/2014
Extração dos dentes do siso (exodontias)
A exodontia do dente do siso, devido ao alinhamento ou inclusão, não deve afetar a mordida. As exodontias dos terceiros molares são os procedimentos mais realizados na especialidade da cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
- Inclusão dentária: é todo dente que, chegada a sua época normal de erupção, não irrompeu na cavidade oral. Podem ser classificadas em: - Fisiológica: quando o dente encontra-se incluso, porém dentro de sua época normal de irrompimento. - Patológica: quando um dente encontra-se incluso depois de passados 12 meses de sua época normal de irrompimento.
Algumas etapas para uma boa intervenção com técnica padrão (técnica cirúrgica uniforme para todos os casos que são idênticos): antissepsia intra e extraoral, colocação de campo estéril, anestesia local ou regional, incisão, descolamento do tecido mole (sindesmotomia), osteotomia, odontossecção, remoção do elemento dentário, sutura e orientação de cuidados gerais. Após a exodontia (extração) pode haver alguma dor ou edema, mas normalmente desaparecem passados alguns dias. No entanto, o paciente deverá contatar o dentista se as dores forem grandes e prolongadas e se persistir o edema, a hemorragia ou houver febre.
Indicações de exodontias de inclusos:
- Falta de espaço no arco dentário, podendo causar movimentação e desalinhar outros dentes, acarretando problemas de má oclusão dentária e sintomas dolorosos em ATM ou DTM (dentes inclusos ou semi-inclusos podem ser removidos);
- Má posição do elemento dentário incluso, sem possibilidade de correção ortodôntica; exceção em alguns casos, como dos caninos com possibilidade de tracionamento ortodôntico;
- Pericoronites recorrentes (inflamação local na região distal do segundo molar inferior); dentes do siso que não possuem apoio nos dentes da arcada oposta a eles podem extruir (crescer) e distalizar (afastar dos dentes vizinhos), causando cáries e problemas periodontais, devido à retenção de alimentos;
- Reabsorção interna ou cárie no incluso ou no dente adjacente;
- Dor bucofacial de etiologia desconhecida (ATM, cefaleias, outras disfunções).
Contraindicações:
- Déficit de saúde geral do paciente;
- Iatrogenias;
- Pacientes em idade avançada;
- Extrações precoces antes da formação de pelo menos 2/3 de raiz;
- Processos infecciosos em estágio agudo;
- Possibilidade de tratamento conservador.
Um exame radiográfico fornece:
- Imagem geral para um planejamento e execução do ato cirúrgico.
- Melhores e maiores detalhes em espaço tridimensional (três dimensões de volume, altura, largura e comprimento), obtido por meio de três ou mais radiografias que irão situar o dente incluso em relação a estas três dimensões de volume.
Radiografias empregadas:
- Raio-X Periapical: Provê uma visão anteroposterior dos dentes no sentido transversal, provê elementos úteis na condução da técnica a ser seguida e conhecimento da forma e posição do dente.
- Raio-X Oclusal: Técnica de Donavam, realizada com radiografias periapicais, a incidência do raio central deverá ser perpendicular à película e paralelo ao longo eixo dos dentes.
- Perfil: Provê dados relacionados à altura do dente incluso, suas relações e variações no sentido vertical e localização no sentido horizontal e relações com dentes e estruturas adjacentes.
- Panorâmica: Provê uma visão total do dente incluso e de suas relações com o segundo molar irrompido e estruturas adjacentes. Pode ser efetuado com raio-X panorâmico convencional ou milimetrado.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93