Como limpar as escovas de dentes

Como limpar as escovas de dentes
Como limpar as escovas de dentes

Odontologia

30/01/2015

Tão importante quanto o hábito de escovar os dentes, deveria ser o hábito de limpar a escova de dentes. O banheiro é o local mais contaminado da casa e a cada descarga do vaso sanitário, estamos contaminando o ambiente. Se a escova de dente estiver sobre a pia ou outro local desprotegido, ficará contaminada também. No caso pode estar contaminada por coliformes fecais e até vermes, que chegam até a escova através das gotículas de água lançadas no ambiente durante a descarga.


Um dos cuidados fundamentais seria a descarga do vaso sempre com a tampa fechada e a sua limpeza constante com água sanitária.


Outro fator importante seria sempre guardar a escova dentro de um armário, ou caso não se tenha, usar sempre um protetor de plástico.


Antes de escovar os dentes faça um bochecho com água para retirar os resíduos maiores que podem estar entre os dentes. Isso evita que fiquem presos na escova e entrem em putrefação.


Após a escovação, a escova deve ser muito bem lavada com água corrente. Não enxugue em toalhas que estão no banheiro, pois podem estar contaminadas também. Procure apenas retirar o excesso de água batendo o cabo da escova na pia.


Borrife a escova com uma solução de clorexidina a 0.12%. Você pode mandar fazer em farmácias de manipulação e colocar naqueles frascos pequenos que cabeleireiras usam para borrifar água nos cabelos. E borrifar essa solução nas escovas após lavá-las abundantemente com água. Clorexidine é encontrado também sob o nome comercial de Periogard.


Desinfetar as escovas é essencial. Elas podem trazer guardados vírus de herpes, de hepatite, bactérias de problemas gengivais e da cárie. Também coliformes fecais e vermes, dependendo de onde se encontram.


Se você tem herpes, a desinfecção da escova com clorexidina 0,12% ajudará que a lesão regrida logo. Também ajudará no tratamento e prevenção de doenças periodontais e gengivais.


As escovas devem ser trocadas em um período de 2-3 meses, aproximadamente. Os usuários de aparelhos fixos devem trocá-las com frequência maior, pois as peças do aparelho fixo tendem a destruir as cerdas mais rapidamente.


Compartilhar escovas de dente é contraindicado. Você pode contaminar a outra pessoa que a usar, ou vice-versa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Sonia Araújo

por Sonia Araújo

Graduação em Odontologia na UNESP de São José dos Campos Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares pela APCD

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93