Tratamento odontológico - Problemas mais comuns na gestação
Na gravidez, os dentes não "estragam" e nem ficam mais fracos com mais facilidade.
Odontologia
22/04/2015
Na gravidez, os dentes não “estragam” e nem ficam mais fracos com mais facilidade. O que acontece é que o aumento da atividade cariogênica está relacionado com alterações da dieta, como o consumo de carboidratos, maior frequência alimentar, e a presença de placa bacteriana, pela limpeza inadequada dos dentes.
A gravidez também não causa inflamação na gengiva. Ocorre uma maior vascularização do periodonto. A gravidez só afeta áreas inflamadas e, não, a gengiva sadia. Mais uma vez, lembrando, que é a presença da placa bacteriana que causa a gengivite, ocorrendo uma predisposição ao desenvolvimento da mesma, devido a alterações hormonais.
Os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida: limpeza diária dos dentes, com uso adequado da escova e fio/fita dental. A qualidade dessa limpeza é mais importante do que a frequência.
Se houver algum ponto da gengiva com sangramento, essa região deverá ser limpa de forma melhor. Se após três dias a gengiva continuar sangrando, a gestante deverá procurar a ajuda de um dentista, e fazer tal visita com mais frequência.
Como o risco de cáries e inflamação gengival está aumentado, o dentista ajudará na prevenção destes problemas, permitindo que a gestante receba seu bebê com a saúde bucal em ordem, o que refletirá na criança.
O atendimento, nessa fase, envolve desde procedimentos como profilaxia, aplicação de flúor (de acordo com as necessidades da futura mamãe) e remoção de irritações locais, que possam estar agredindo a gengiva, até o aconselhamento preventivo para a saúde bucal da mãe e do bebê.
O odontopediatra poderá orientar já na gestação quanto aos primeiros cuidados a serem tomados com a boquinha do bebê, mesmo antes da chegada dos primeiros dentes de leite, essenciais para o desenvolvimento de uma boa dentição. Se for necessário outro tipo de tratamento, será feita uma avaliação, juntamente com o seu ginecologista.
A restauração dentária é outro procedimento que pode ser realizado durante a gestação, pois não utiliza nenhum material ou produto que possa prejudicar o bebê. Sobre os procedimentos estéticos, não há nenhum estudo que comprove que os materiais possam prejudicar o feto, mas o ideal seria adiar o procedimento do nascimento do bebê
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93