1º de maio - Dia do Trabalho ou do Trabalhador?

Odontologia do Trabalho
Odontologia do Trabalho

Odontologia

30/04/2015

No dia 1º de maio de 1943 a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho completa foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas. A CLT unificou a legislação trabalhista no Brasil e passa a garantir os direitos dos trabalhadores, tais como remuneração justa, férias, condições de trabalho, etc...


Mas, além disso, a CLT também garante a Segurança e Saúde do Trabalhador. As Normas Regulamentadoras - NR, dispostas no Capítulo V, Título II, relativas à segurança e medicina do trabalho, são obrigatórias para empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.


Estas NRs estão em constantes alterações e reformulações de seus textos para contemplarem da melhor maneira os trabalhadores em seu ambiente de trabalho.


O PL 422/07 de autoria do Deputado Flaviano Melo sugere a alteração do art. 162, Seção III, e o art. 168, Seção V, do Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à segurança e medicina do trabalho e dá outras providências.”, para a seguinte redação: SEÇÃO III Dos Órgãos de Segurança, de Medicina e de Odontologia do Trabalho nas Empresas”.


O PL propõe a incorporação da Odontologia, garantindo a integralidade dos serviços de saúde do trabalho.


O Dep. Flaviano defende: “Verifica-se uma lacuna no ordenamento jurídico vigente no que tange à saúde bucal do trabalhador, pois, atualmente, não há instrumento legal que ampare e obrigue a inclusão de ações de odontologia nas empresas. Entendemos que a atenção à saúde bucal é parte integrante das ações de saúde em geral, não devendo ser negligenciada, dada a importância dos transtornos bucais na gênese de acidentes de trabalho e do absenteísmo nas empresas. Não se pode falar em atenção integral à saúde do trabalhador sem inserir as ações de saúde bucal, as quais devem ser conduzidas dentro dos Programas de Saúde Ocupacional por odontólogos devidamente capacitados para lidar com a especificidade da relação saúde bucal e trabalho.”


Odontologia do Trabalho é uma especialidade reconhecida desde 2001 pelo Conselho Federal de Odontologia. A “Odontologia do Trabalho é a especialidade que tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre atividade em meio ambiente laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador” (Consolidação das Normas de Procedimentos dos Conselhos de Odontologia/ CFO, 2005).


Que neste dia 1º de Maio seja comemorado não o dia do trabalho e sim o dia do trabalhador, e celebrado as conquistas realizadas e as que ainda virão, e que a Odontologia seja mais uma delas.


Viva 1º de Maio, Viva o Trabalhador!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Samara Valêncio de Melo

por Samara Valêncio de Melo

Graduada em Odontologia pela UNIC.Especialista em Saúde Coletiva pela UNIC. Especializando em Odontologia do Trabalho pela USP-São Paulo.Auditora Odontológica pela USP-Ribeirão Preto.Professora de Metodologia Cientifica da UNIABO/ABO-MT.Coordenadora e Professora do Curso de Formação em ASB da ABO-MT.Presidente da Câmara Técnica de Odontologia do Trabalho CRO-MT. Membro da Diretoria da ABO-MT.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93